Podem ser inscritas redações de alunos da Educação Básica com o tema ‘o mundo onde gostaria de crescer’

A 44ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2015 – Fase Estadual está com inscrições abertas para estudantes da Educação Básica somente até amanhã (17/03). Com o tema ‘Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer’, o concurso é voltado a alunos das redes públicas e privadas com até 15 anos de idade até o dia 30 de abril. As orientações sobre o concurso podem ser obtidas no regulamento.

O concurso é realizado em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las. Na fase estadual, são premiadas as três melhores redações de cada Estado (alunos e escolas), e na fase nacional, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da União Postal Universal (UPU).

Produção dos textos

Os interessados em participar deverão produzir cartas argumentativas (do gênero textual carta e do tipo textual argumentativa); apresentadas em forma de carta internacional (ou seja, começar por forma de tratamento pessoal como Caro/Cara, Prezado/Prezada, Querido/Querida, incluir o endereço do destinatário e do remetente e terminar com uma saudação e assinatura); de acordo com o modelo da folha pautada disponível no site dos Correios.

Serão aceitas redações inscritas pelas escolas. Para isso, a instituição precisa estar de acordo com o que está previsto no regulamento e preencher a ficha de inscrição. O diretor da escola e o aluno autor da redação devem assinar a ficha de inscrição. Depois enviar para os Correios – a redação junto com a ficha de inscrição para o endereço do estado que está disponível no site dos Correios.

As escolas escolhem até duas redações para participarem da etapa estadual. A primeira colocada da fase estadual concorre na fase nacional. A primeira colocada nesta fase irá representar o Brasil na fase internacional que ocorrerá na Suíça.

(Ilustração de capa: Divulgação Correios)