Em Minas Gerais, mais de 85,5 mil candidatos fizeram o Enem em busca da certificação para os últimos anos da Educação Básica
Os 82.560 candidatos mineiros que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) para obter certificação para esse nível de escolaridade devem ficar atentos. Já é possível solicitar o certificado de conclusão em uma das escolas credenciadas em Minas Gerais, pois a Secretaria de Estado de Educação (SEE) enviou às escolas o banco de dados com a relação das pessoas aptas à certificação. Para solicitar o documento, os candidatos deverão se dirigir às escolas munidos de Carteira de Identidade e CPF (original e cópia xerox) e uma conta de luz (Cemig ou outra empresa fornecedora de energia elétrica).
Os candidatos que não concluíram o Ensino Médio e fizeram o exame sem indicar a pretensão de utilizar os resultados do Enem para fins de certificação, também poderão solicitar o documento nas escolas credenciadas. Nesse caso, além da documentação citada, os candidatos deverão preencher um formulário e levar o boletim com o resultado do Enem. O documento deverá ser retirado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É necessário que o aprovado também leve a senha utilizada no processo de inscrição para o exame. Estes candidatos poderão solicitar a certificação durante todo o ano de 2015.
Existem em Minas Gerais 53 escolas estaduais credenciadas para emitir o certificado de conclusão do Ensino Médio. Belo Horizonte conta com três unidades que prestam o serviço. A lista com as escolas credenciadas pode ser acessadas neste link.
Critérios para a certificação
Para obterem a certificação do Ensino Médio a partir do Enem, os aprovados que não informaram o interesse em obter a certificação deverão atender aos seguintes critérios: preencher a “Solicitação de Certificação” informando que fez as provas do Enem/2014 em Minas Gerais e que não possui a conclusão do Ensino Médio até a presente data; ter 18 (dezoito) anos completos até a data da 1ª prova do Enem (8/11//2014); obter a pontuação necessária: mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em todas as áreas e mínimo de 500 (quinhentos) pontos da Redação; e não ter concluído o Ensino Médio até a presente data.