Capacitação foi realizada entre os dias 23 e 26 de fevereiro, em Belo Horizonte
Cerca de 180 analistas educacionais do órgão Central e das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) que atuam como formadores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio encerraram nesta quinta-feira a participação no segundo seminário estadual da iniciativa.
O ‘II Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio’ teve como objetivo avaliar as ações de implementação do Pacto no Estado, bem como o processo de formação iniciado nas escolas mineiras com a conclusão das atividades previstas na primeira etapa da iniciativa. Além disso, por meio da realização de mesas-redondas e palestras, os educadores tiveram a oportunidade de elaborar as ações da segunda etapa que serão desenvolvidas nas escolas. A iniciativa teve a coordenação de profissionais das Instituições de Ensino Superior que participam do Pacto.

A formadora regional da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, Edneia dos Santos Cunha Neves, conta as novidades que esse segundo seminário traz. “A nossa metodologia está bem interessante. Está diferenciada em relação ao primeiro encontro. Já percebemos um amadurecimento de todos. Na primeira etapa discutimos seis temas para entender, entre outras coisas, a organização do ensino médio. Para a segunda etapa estudamos cinco cadernos que vêm discutir sobre a organização do trabalho pedagógico e as áreas do conhecimento. O foco é entender como cada área do conhecimento pode contribuir para que possamos alterar e mudar a realidade da nossa escola”.
Já Gilvânia Antunes Meireles, formadora regional da SRE de Almenara, destaca a importância de levar essa discussão para os coordenadores de estudo. “Estamos na fase de discussão das áreas do conhecimento que compõem o ensino médio e verificando as possibilidades de diálogo entre elas. Nós somos os responsáveis por fazer o repasse do conhecimento até que chegue ao professor. Essas discussões devem gerar ações que são efetivadas nas escolas”, conclui.
Pacto
O Pacto é ruma parceria da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério da Educação. Em Minas Gerais, as Instituições de Ensino Superior parceiras na formação dos educadores são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).