Encontro reúne educadores de todo o Estado e será realizado até o dia 26 de fevereiro, em Belo Horizonte
Durante esta semana cerca de 180 educadores mineiros participam do ‘II Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio’. O encontro, realizado em Belo Horizonte, é voltado à formação dos analistas educacionais do órgão Central e das 47 Superintendências Regionais de Ensino que atuam como formadores do Pacto. O seminário tem a coordenação de profissionais das Instituições de Ensino Superior que participam do Pacto.
Durante a abertura do Seminário, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, ressaltou a importância da união entre governo federal e estadual na capacitação dos professores mineiros. “O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio já nasce com uma característica bem distinta. Primeiro uma agenda de formação de professores, fruto de uma ação concertada entre União e estados. Em Minas Gerais nós temos uma participação expressiva de várias das nossas instituições de ensino superior e essa ação coletiva tem permitido a participação dos professores que se dedicam ao ensino médio do nosso Estado”.
A secretária destacou ainda que a capacitação irá contribuir para um dos grandes desafios da Educação que é a reestruturação do ensino médio. “Ao longo desse ano, o Pacto tem uma tarefa importante que é fazer uma rediscussão com os profissionais em torno dos currículos e das propostas pedagógicas para o ensino médio. Essa formação trará grande contribuição para uma reestruturação do ensino médio. Para que ele possa cada vez mais corresponder à demanda da juventude e da sociedade mineira”.
O ‘II Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio’ tem como objetivo avaliar as ações de implementação do Pacto no Estado, bem como o processo de formação iniciado nas escolas mineiras com a conclusão das atividades previstas na primeira etapa da iniciativa. A elaboração das ações para segunda etapa do Pacto, a ser desenvolvida nas escolas, e a realização de mesas-redondas, também integram a programação do encontro.
“A primeira etapa tinha como base de discussão as diretrizes curriculares para o ensino médio. Todos os cadernos produzidos na primeira etapa traziam o debate sobre as diretrizes e questões como pensar quem são os sujeitos, a escola, a avaliação. Então, eu digo que foi uma fase de formação mais geral. E a segunda etapa nós chamamos de aprofundamento dessa proposta de formação. Ela vai entrar com mais afinco nas áreas de conhecimento. Vamos ter cinco cadernos: um mais geral, que é o de organização do trabalho pedagógico; e quatro cadernos que vão tratar das áreas de conhecimento”, contou a coordenadora geral do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Licínia Maria Correa.
O Pacto é dividido em três etapas e os educadores já iniciaram os estudos para a realização da terceira e última, como conta Licínia. “A terceira etapa está se desenhando. Construímos um grupo de trabalho junto com o Ministério do Trabalho que está desenhando essa proposta. Mas a ideia é que é que seja uma atuação mais direta na própria escola. Cada grupo de professores que tem estudado ao longo da primeira e segunda etapas, na terceira etapa ele vai se voltar para o projeto pedagógico da sua escola e vai pensar como mudar aquela realidade especifica”.
Após serem capacitados no Seminário, os formadores regionais serão os responsáveis por fazer o repasse das capacitações até que se chegue aos professores e especialistas das escolas.
O Pacto é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério da Educação. Em Minas Gerais, as Instituições de Ensino Superior parceiras na formação dos educadores são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).