Os Conservatórios de Uberlândia, Uberaba e Araguari já estão com inscrições abertas. Já o Conservatório Visconde do Rio Branco iniciará o período de inscrições após o carnaval

Os Conservatórios Estaduais de Música Cora Pavan Capareli, em Uberlândia; Raul Belém, em Araguari; e Renato Frateschi, em Uberaba, estão com inscrições abertas para o ‘Curso de Extensão em Educação Musical’. Dedicado a professores, a capacitação irá auxiliar os educadores a trabalharem o tema música de forma transversal e prática com os alunos da educação básica, além de integrar cada vez mais escola e conservatórios.

No Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, as inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente na secretaria do Conservatório até o dia 20 de fevereiro. As aulas terão início no dia 23 do mesmo mês. A capacitação é voltada a educadores em exercício na rede pública de ensino, docentes da área de arte e especialistas, e também estudantes de magistério em nível médio e superior e Pedagogia. Ao todo, são ofertadas 50 vagas. Outras informações no site do Conservatório www.conservatoriofrateschi.com.br/.

No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar os seguintes documentos: declaração comprovando atuação em Escola da rede pública ou contracheque; cópia da Certidão de Nascimento; documento de Identidade com foto; e declaração comprovando que estuda em licenciatura, para candidatos que não estiverem atuando ainda como professores. O Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi está localizado na Avenida Nelson Freire, nº 800, Uberaba.

O objetivo é que após o curso, os participantes sejam capazes de identificar e conhecer as principais abordagens e concepções da Educação musical na prática pedagógica; elaborar e aplicar com eficiência atividades que propiciem aos alunos a produção, reflexão e apreciação dos conteúdos trabalhados, entre outros.

Já no Conservatório Estadual de Música Raul Belém as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro. São ofertadas 50 vagas, divididas em duas turmas: manhã e tarde. A capacitação é voltada professores dos anos iniciais do ensino fundamental, Artes, Educação Física, Língua Portuguesa, Matemática, Física, especialista em Educação Básica e alunos do curso normal.

“Durante o curso, são ensinadas, entre outras coisas, noções básicas de musicalização (canto e coral), confecção de instrumentos musicais com materiais reciclados e noções básicas de apreciação musical e folclore. É um curso que vai contribuir para a atuação do educador na escola regular”, ressalta a diretora do Conservatório de Araguari, Gláucia Osório Ribeiro Machado.

As inscrições para o curso devem ser feitas no próprio Conservatório, que fica na Praça da Constituição, 1201, Centro, em Araguari. Para se inscrever os interessados devem apresentar Xerox da carteira de identidade ou certidão de nascimento e duas fotos 3x4. As aulas terão início no dia 28 de fevereiro.

O Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capareli também está ofertando vagas para o curso de ‘Curso de Extensão em Educação Musical’. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 19 de fevereiro e ficarão abertas até o dia 27 do mesmo mês. Para fazer a inscrição, o interessado deve apresentar fotos 3x 4, documento de identidade, xerox do documento que comprove a graduação ou documento da escola em que trabalha. As inscrições devem ser feitas no Conservatório, que fica na Avenida Afonso Pena, nº 3060 - Bairro Brasil, em Uberlândia.

São oferecidas 20 vagas. As aulas terão início no dia 02 de março e serão ministradas uma vez por semana (terça-feira) das 7h50 às 10h30.

O Curso de Extensão em Educação Musical vem atender à Lei Federal nº11769/2008 e tem por objetivo promover a formação inicial e continuada de educadores em exercício na rede pública de ensino, oferecendo capacitação, propiciando atividades diversificadas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades para atuar com a música em sala de aula.

Inscrições após o carnaval

No Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares, em Visconde do Rio Branco, as inscrições terão início após o carnaval e as aulas começarão em fevereiro.

Conservatórios

Minas Gerais é o único estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. São 12 Conservatórios de Música mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Com o objetivo de atender a diversas regiões, o Estado conta com escolas nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em São João del Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata, em Montes Claros no Norte de Minas, Diamantina no Vale do Jequitinhonha, e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado.