Entre os 50 estudantes de escolas públicas selecionados em todo o País, três são estudantes de escolas estaduais de Minas

Os jovens embaixadores selecionados pela Embaixada Americana para participarem de um intercâmbio nos Estados Unidos já estão no Brasil. Cora, Lucas e Fabrício, alunos da rede estadual mineira, estavam entre os 50 estudantes que tiveram a oportunidade de conhecer a cultura e política dos Estados Unidos e aprender mais sobre voluntariado.

Em território americano por três semanas, os estudantes tiveram alguns dias para ver de perto o processo político do país. Eles ficaram na cidade de Washington, capital do país, nessa primeira etapa. Depois disso, separaram-se e foram para diferentes cidades, Seattle, Reno, Pensacola, Portland e Tulsa, onde viveram com famílias locais.

50 estudantes de escolas públicas fizeram um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Foto: Divulgação Consed

Cora Wallach Sanches, aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Doutor Emílio Silveira, de Alfenas, foi para Tulsa, que fica no estado de Oklahoma. “Foi um sonho, nunca imaginei que seria tão bom. Aprendemos muito sobre liderança, sobre ser um modelo pra nossa comunidade. Essa viagem me mudou. Sou mais independente e aberta a novas oportunidades. Mudou minha vida”, conta Cora.

Já Lucas Rodrigues Fonseca, ex-aluno da Escola Estadual Doutor José Gonçalves, de Itaúna, foi para Seattle, no estado de Washington. O estudante, que terminou o terceiro ano em 2014 e agora cursa direito, afirma que também ganhou muito com a viagem. “Eu melhorei bastante, sou outra pessoa. Minha perspectiva de vida mudou, almejo coisas maiores”.

Os estudantes tiveram que apresentar action plans, planos de ação que serão colocados em prática aqui no Brasil, no fim do intercâmbio. O trabalho de Cora é sobre bullying, mas a estudante ressalta que essa é só uma primeira versão. “Eles ensinaram como montar o projeto de um jeito para colocar em prática bem rapidamente. Pretendo fazer algo diferente, mais focalizado na minha região, um projeto para solucionar um problema local”. Lucas também pretende mudar o projeto de reciclagem que apresentou.

Além de Cora e Lucas, foi selecionado Fabrício Izauro Martins Rezende, de Abadia dos Dourados, que estudava na Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez, de Monte Carmelo. Ele também já terminou o ensino médio. Arthur Oliveira Abrantes, de Paracatu, e Warley Almeida Silva, de Juiz de Fora, também participaram do intercâmbio.

Leia um texto de Lucas, feito no começo do intercâmbio, aqui. Fabrício também falou sobre experiência e o texto está disponível aqui.

Volta aos Estados Unidos

Tanto Cora quanto Lucas já pensam em voltar aos Estados Unidos para reencontrar os amigos que fizeram nesse período.

Para Cora, que ainda tem um ano de estudos na educação básica pela frente, os planos estão um pouco distantes, mas para Lucas isso está um pouco mais perto. “Estou mantendo contato com a família que me recebeu e estou juntando dinheiro. Também estou de olho nas oportunidades, como os programas de intercâmbio do Governo Federal”, conta.

Programa Jovens Embaixadores

O Programa da Embaixada Americana no Brasil existe desde 2002 e oferece a estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que os ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Desde o lançamento, 331 brasileiros de escolas públicas, inclusive estudantes da rede estadual mineira, já foram selecionados para se tornarem Jovens Embaixadores dos Estados Unidos no Brasil.