Evento foi realizado na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo
A estudante do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Escola Estadual Santa Chiara, em Igarapé, Juliana Carvalho de Souza, encerrou na última segunda-feira (02-02) sua participação na 18ª Semana Olímpica. O evento, que foi realizado na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, contou com a participação dos estudantes medalhistas da 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Além de Juliana, outros 12 estudantes mineiros participaram da Semana. Ao todo, 98 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país participam do evento.
“Aprendi conteúdos avançados de Teoria dos Números, Álgebra, Geometria e Combinatória. Tudo vai me ajudar na preparação para as competições. Fizemos muitos problemas de competições internacionais. Além disso, fiz vários testes para saber como estava o meu desempenho” ressalta Juliana. A estudante conquistou medalha de bronze na edição de 2014 da OBM.
O encontro dá início ao processo de seleção das equipes que irão representar o Brasil nas diversas competições internacionais de matemática. “A Semana marca a abertura da seleção e eu já vou começar minha preparação para os testes. Pretendo estudar usando meus livros e o material da internet. A seleção consiste em provas dissertativas bem difíceis. Tem que usar bastante raciocínio. Além dos testes, eles também mandam resolver listas de exercícios, que tem um prazo maior para ser entregue”, conclui Juliana.
A Semana Olímpica ocorre todo ano, cada vez em uma cidade diferente do Brasil. Durante o evento, os alunos participam de aulas avançadas de Matemática, ministradas por uma equipe de professores selecionados em todo o País. Como encerramento final das atividades, foi realizada, no domingo (1º), a Cerimônia de Premiação da 36ª OBM, ocasião na qual foram premiados os estudantes vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze.
Semana Olímpica
A Semana Olímpica, evento realizado desde 1998, é uma atividade da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
Olimpíada Brasileira de Matemática
A OBM é uma competição realizada desde 1979, cujos objetivos são estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática, onde competem os melhores estudantes de cada país na área. Participam da iniciativa alunos de escolas públicas e privadas.
A ação é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Foto de capa: Juliana e o coordenador Carlos Gustavo Moreira/crédito: Arquivo Pessoal