Primeiro encontro entre secretária de Estado e secretários municipais de Educação abre o diálogo

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, teve nesta sexta-feira (30-01) sua primeira reunião com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime). Participaram do encontro 15 secretários municipais de Educação, que representavam vice-presidências da Undime. As vice-presidências são uma divisão territorial de Minas utilizada pela organização que coincide com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Os assuntos mais discutidos na reunião foram o transporte escolar, que é financiado pelo Governo Federal e do Estado e gerenciado pelos municípios, e os Planos Decenais de Educação dos municípios, que devem ser adequados ao Plano Nacional de Educação (PNE) até junho.

Estado e município trabalham juntos na elaboração de seus Planos Decenais. Foto: Lígia Souza ACS/SEE

Para a secretária Macaé, o ponto central foi a proposição de se realizar um planejamento do atendimento educacional em Minas Gerais em conjunto. “Considerando que tanto os municípios quanto o Estado estão desenvolvendo seus planos decenais de educação, é muito importante que a gente possa trabalhar em um planejamento conjunto, no sentido de que tanto as redes municipais quanto a rede estadual possam ter uma perspectiva do atendimento à população no curto, médio e em uma visão de longo prazo”.

Suely Rodarte, diretora-executiva da Undime, ressalta que os representantes que participaram da reunião trazem para a Secretaria as demandas de todo o Estado. “É muito importante abrir esse diálogo intenso com os municípios. A Undime está aqui representando o Estado todo. Foram colocados os anseios de cada um, mas no somatório são os anseios da educação”.

Esse diálogo aberto é importante para a educação mineira, como destaca a secretária Macaé Evaristo. “Minas Gerais tem um quantitativo significativo de municípios com muita diversidade de situações. É importante que a gente trabalhe em sinergia pra garantir a melhoria da educação publica. Acho que esse é o grande pacto feito nessa reunião: que a gente pense em uma perspectiva de educação publica”.

Grupos de trabalho

Para continuar com essa parceria, a Secretaria vai criar grupos de trabalho para atender da melhor forma a esses secretários e prefeituras. “Um dos primeiros grupos de trabalhos que vamos criar junto com a Undime é um grupo de trabalho pra um acompanhamento do Programa de Intervenção Pedagógica. É um programa que o Estado desenvolve junto com os municípios, portanto vamos estabelecer uma coordenação, um grupo de trabalho compartilhado no desenvolvimento dessa agenda”.

A diretora-executiva da Undime ressaltou a importância do trabalho em conjunto. “É assim que a gente vai conseguir uma educação de qualidade e vai conseguir resgatar, em cada município, o compromisso com a educação. Isoladamente ninguém faz nada. Em um trabalho parceiro a gente consegue muita coisa”