Programa será exibido a partir das 11horas, na Rede Minas de Televisão
Conhecido por discutir temas que permeiam o universo escolar do ponto de vista pedagógico, o Programa Roda de Conversa deste sábado (31) traz um debate sobre a gramática. A partir do questionamento ‘Vamos jogar a gramática no lixo?’, especialistas destacarão as formas de ensinar e de trabalhar a gramática com os estudantes da Educação Básica. Esta edição do programa é uma reprise e vai ao ar a partir das 11h na Rede Minas de Televisão.
Para debater o tema o Roda de Conversa contará com a participação de Maria da Graça da Costa Val, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora de projetos desenvolvidos pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, o Ceale, da UFMG; Artur Gomes de Morais, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e ainda Zélia Versiani, vice-diretora do Ceale e coordenadora de projeto de produção literária para crianças e jovens, também na UFMG.
O programa conta ainda com a participação de professor Luiz Carlos de Assis Rocha, professor aposentado da Faculdade de Letras da UFMG. Ele foi professor da rede estadual de ensino de Minas Gerais, nos níveis fundamental e médio, por mais de 20 anos e é autor dos livros ‘Estruturas Morfológicas do Português’, em que aborda os problemas da morfologia do idioma sob o ponto de vista da gramática gerativa e de ‘Gramática nunca mais’.
Roda de Conversa
O Roda de Conversa é uma idealização da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, com produção da D2R Studios.
Todos os programas estão disponíveis pelo YouTube, no canal da Secretaria de Estado de Educação ou no canal da Magistra. Outra opção é o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV). Para sugerir temas basta enviar um e-mail paramagistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligue para (31) 3379-8289.
Leia mais:
Gramática em debate no Roda de Conversa deste sábado.
(Crédito da foto de capa: Divulgação SEE)