A partir de parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, cerca de 80 servidores da Educação conquistaram o título de Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública

Servidores que atuam no órgão central da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) têm se qualificado cada vez mais para o exercício profissional. A partir de uma parceria da SEE com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 80 profissionais da Educação concluíram o mestrado a partir do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

A servidora Patrícia Abate está entre os 80 profissionais da educação que concluíram o o mestrado a partir do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Crédito: Arquivo Pessoal

O Curso de Mestrado Profissional é oferecido aos servidores da Secretaria de Educação desde 2010 e, até 2013, ano de ingresso da última turma, mais de 100 vagas do curso foram ofertadas aos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. Neste mês, uma das turmas de educadores conclui o curso, como é o caso da turma da Patrícia Beatriz Natálio Borges Abate. A servidora atua na Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio do órgão central. “Quando iniciei o mestrado, eu trabalhava na Diretoria de Avaliação de Desempenho. Então, o tema da minha dissertação foi a ‘Implantação da Avaliação de Desempenho por Competências na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais no ano de 2014’”, lembra Patrícia.

A linha de pesquisa da dissertação de Patrícia é ‘Avaliação, Currículos e Desenvolvimento Profissional de Gestores e Professores da Educação Básica’. Além desta, o Programa de Mestrado Profissional conta com outras três linhas de pesquisa, sendo elas: Instrumentos e Medidas Educacionais; Gestão, Avaliação e Reforma da Educação Pública; e Equidade, Políticas e Financiamento da Educação Pública.

Para a servidora do órgão central, os dois anos dedicados à pesquisa promoveram um aprimoramento de sua postura profissional. “Além da pesquisa em si, a estrutura do mestrado permite conhecer pesquisas e experiências inovadoras de outros estados e munícipios. Esse mestrado se faz importante. Com ele, a universidade oferece uma análise das ações desenvolvidas na política pública”, avalia.

Formação

A parceria da Secretaria de Educação com a UFJF para o Curso de Mestrado Profissional contou com quatro entradas: 2010 (30 vagas); 2011 (30 vagas); 2012 (30 vagas); e 2013 (aditivo de 21 vagas). A última turma está em andamento e a previsão é que conclua o curso neste ano. O curso tem dois anos de duração e é oferecido na modalidade semipresencial, com encontro nos meses de julho e janeiro.

Avaliação de Desempenho por Competências

A Avaliação de Desempenho por Competências é uma forma de avaliação feita com base no Perfil de Competências Essenciais definido para os servidores do Estado de Minas Gerais. A Avaliação de Desempenho por Competências é pautada em cinco ‘competências essenciais’ comuns a todos os servidores do Estado, cujo foco é a análise da efetiva contribuição do servidor ao alcance dos resultados institucionais: foco no cliente, foco no resultado, inovação, comprometimento profissional e trabalho em equipe.