Do total de 152 produções, 15 são mineiras e 11 de alunos da rede estadual de ensino

As férias representam um momento propício para a leitura de diversos livros e porque não ler textos produzidos pelos finalistas da edição de 2014 da ‘Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro’? As produções dos estudantes do ensino fundamental e médio abordam quatro gêneros: crônica, memórias literárias, artigos de opinião e poema. Ao todo, 152 estudantes de todo o país tiveram seus textos publicados. Entre eles, 15 eram mineiros e destes 11 são da rede estadual de ensino.

Livro traz produções de alunos a partir de diferentes gêneros textuais. Crédito: Divulgação

A versão eletrônica do livro está dividida em quatro partes – uma para cada gênero - que podem ser lidas separadamente. Na edição de 2014 da Olimpíada foi abordado o tema: 'O lugar onde vivo'.

Clique aqui para ver o livro.

Minas na competição

A fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa teve como vencedor o aluno da Escola Estadual Salatiel de Almeida, em Muzambinho, Alísson Henrique Bernardes da Silva. O estudante faturou medalha de ouro na competição ao escrever sobre a proibição da criação de galinhas e outros animais na zona urbana da cidade onde mora. Ao todo foram premiados 20 estudantes de todo o país.

A competição

A ‘Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro’ desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A iniciativa tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas categorias: Poema no 5º e 6º anos do ensino fundamental; Memórias no 7º e 8º anos do ensino fundamental; Crônica no 9º ano do ensino fundamental e 1º ano ensino médio; Artigo de opinião no 2º e 3º anos do ensino médio. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Leia Mais:

- Etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa contará com a participação de 15 alunos mineiros
- Estudante da rede estadual mineira conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.