‘Cidadão do Futuro da CBTU Belo Horizonte’ traz painéis com trabalhos produzidos por alunos de 07 a 11 anos

Quem passar pela estação Central do metrô de Belo Horizonte poderá conhecer a visão que crianças que estudam em escolas municipais e estaduais do entorno das estações têm desse meio de transporte. A exposição anual do projeto ‘Cidadão do Futuro da CBTU Belo Horizonte’ exibe sete painéis compostos de desenhos, poemas e redações produzidos por alunos de 7 a 11 anos que participaram do programa em 2014.

A mostra apresenta o resultado do projeto que realiza palestras e passeios com estudantes de escolas públicas durante o ano. Depois de receber as orientações e fazer uma visita ao sistema, os alunos são convidados a fazer um desenho ou escrever um texto sobre o metrô da capital e a importância do transporte para a mobilidade urbana de Belo Horizonte.

A exposição está disponível no espaço “Trem com Arte”, na estação Central, as produções dos alunos retratam como as crianças vêem o metrô da capital. A exposição comemorativa pode ser vista até o dia 18 de janeiro, de 5h15 às 23h. A entrada é gratuita para os usuários do metrô.

 Estão expostos trabalhos de alunos de cinco escolas municipais e estaduais. Foto: Divulgação CBTU

 

Projeto

Implantado em 1989, o Cidadão do Futuro é o mais antigo projeto de responsabilidade social da CBTU Belo Horizonte e busca orientar os usuários do metrô sobre os benefícios do transporte, além de alertar para a correta utilização e preservação do sistema.

O programa contabiliza o atendimento de mais de 90 mil crianças, matriculadas entre do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, de 150 escolas públicas e comunidades próximas às 19 estações do metrô. Com duração média de quatro semanas, o projeto atende, anualmente, cerca de cinco mil alunos.

Agendamento

A partir de fevereiro as escolas públicas do entorno das estações do metrô de Belo Horizonte podem fazer o agendamento para participar do projeto. Para fazer o agendamento basta entrar em contato com os responsáveis pela iniciativa nos telefones 3250-3923 ou 3250-3901. Podem participar alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.