Exame nacional é voltado a jovens e adultos que buscam obter a certificação para o ensino fundamental

Os mineiros que participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA 2014 e foram considerados habilitados já podem procurar as escolas credenciadas para a emissão dos certificados. O exame é voltado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada e que buscam obter a certificação para o ensino fundamental.

Clique aqui e confira a relação de escolas credenciadas.

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação. O participante poderá solicitar aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja para fins de certificação.

O Encceja é composto por conteúdos de quatro áreas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais. Cada prova era composta por 30 questões de múltipla escolha.

É considerado habilitado o participante que atingiu o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação. Para a prova de redação, a nota do candidato deve ser igual ou superior a cinco.