50 estudantes brasileiros — entre eles três alunos de escolas da rede estadual mineira — foram selecionados pelo programa da Embaixada Americana

Três alunos da rede estadual mineira estão passando uma experiência incrível. Cora Wallach Sanches, da Escola Estadual Doutor Emílio Silveira, de Alfenas; Fabrício Izauro Martins Rezende, de Abadia dos Dourados, que estuda na Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez, de Monte Carmelo; e Lucas Rodrigues Fonseca, da Escola Estadual Doutor José Gonçalves, de Itaúna, foram selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores e embarcaram para os Estados Unidos na última sexta-feira (09-01).

O resultado saiu em outubro e, desde então, os estudantes se preparam para a viagem: são muitas instruções, bagagem para três semanas em um clima bem diferente do brasileiro e em um lugar bem longe de suas famílias. “Eu estou bem tranquilo, a família é que não está”, conta Lucas.

Fabrício, Cora e Lucas já partiram para os Estados Unidos, onde ficarão por três semanas. Foto: Divulgação Embaixada

Os estudantes estão desde a última terça-feira em Brasília, onde receberam as últimas informações para o intercâmbio, tiraram o visto para os Estados Unidos e encontraram os outros jovens de todo o país que viajam com eles. No total, 50 jovens embarcam hoje, seis deles mineiros. O contato começou antes desse encontro. “A gente tem um grupo no Whatsapp. Conversamos e até fizemos um amigo oculto”, diz Cora. O amigo oculto foi revelado em Brasília, quando eles se encontraram.

A primeira etapa da viagem é na cidade de Washington, a capital americana. Lá, os participantes vão conhecer de perto como funciona a política dos Estados Unidos. Depois de alguns dias, se dividem em grupos e partem para diferentes estados, onde viverão com uma família americana, assistirão a aulas e vão poder interagir com jovens da sua idade. Também participarão de atividades sociais e culturais na comunidade e farão apresentações sobre o Brasil.

Cora vai para Tulsa, no estado de Oklahoma, e já pesquisou sobre a cidade que vai recebê-la. “É uma cidade muito bonita, muito moderna”. Lucas também procurou informações sobre a cidade para onde vai: Seattle, no estado de Washington. “Gostei bastante da cidade. É a cidade do Bill Gates, da Microsoft. Quero conhecer o Space Needle, uma famosa torre da cidade, e o Museu da Música”.

Nessa edição, o número de Jovens Embaixadores foi de 37 para 50. Foto: Divulgação Embaixada

Os estudantes retornam ao Brasil no dia 1º de fevereiro. Aqui, eles continuarão a participar de atividades do Programa Jovens Embaixadores. Eles também terão que colocar em prática action plans (planos de ação) que vão elaborar durante o intercâmbio, como fizeram em 2014 Larissa, Augusto e Victor, alunos da rede estadual que foram selecionados na última edição da iniciativa da Embaixada Americana.

Jovens Embaixadores

O Programa da Embaixada Americana no Brasil existe desde 2002 e oferece a estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que os ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Desde o lançamento, 331 brasileiros de escolas públicas, inclusive estudantes da rede estadual mineira, já participaram do programa.

Nessa atual edição, além de Cora, Fabrício e Lucas, Arthur Oliveira Abrantes, de Paracatu, e Warley Almeida Silva, de Juiz de Fora, foram selecionados para o Programa.