Membros de associação dos diretores deram as boas-vindas a nova secretária e ressaltaram a importância do diálogo

A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, encontrou-se hoje com representantes da Associação de Diretores de Escolas Oficiais de Minas Gerais (Adeomg). Esse foi o primeiro contato da secretária, que assumiu o cargo na semana passada, com o órgão e abre uma política de diálogo com as entidades que representam os servidores da Educação.

“A Associação veio para me dar as boas-vindas, para eu conhecê-los e para eles me conhecerem também. Os representantes da Adeomg apresentaram algumas preocupações, fundamentalmente uma necessidade de um maior diálogo da Secretaria com os gestores escolares e a forma como podemos desenvolver estratégias pra fazer essa aproximação. Um ponto muito importante tratado foi a questão do quadro de escolas e uma avaliação do que está sendo planejado pela Secretaria. Também é importante escutar as sugestões dessa Associação, que traz um pouco a percepção dos gestores de todo o Estado”, afirma a secretária.

A secretária Macaé Evaristo se encontrou com representantes de diretores de escolas. Foto: Lígia Souza ACS/SEE

Entre os representantes presentes, estava a presidente da Associação, Ana Maria Belo de Abreu, que faz um balanço positivo desse primeiro encontro. “Nós trouxemos algumas sugestões e reivindicações e ela se mostrou muito aberta para um diálogo conosco e com outras entidades e vamos trabalhar em conjunto e melhorar essa educação. Agora vamos ter uma pauta mais próxima”

Uma diretora de escola da rede estadual, que está na ativa atualmente, também participou. Raquel Coutinho Campos é diretora da Escola Estadual Pedro Aleixo, de Belo Horizonte, e também membro do conselho da Adeomg. Ela acredita que os diretores têm muito a trazer para a Secretaria e para a construção da educação do Estado. “A gente precisa ser ouvido. Nós que somos diretores de escola estamos na ponta. Realmente é muito importante a gente trocar ideias, trazer sugestões, porque vivemos o dia a dia, a gente tem a experiência”.

Na próxima segunda-feira (12-01), Macaé Evaristo terá sua primeira reunião com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE). “Nós também queremos estabelecer um mecanismo de reuniões sistemáticas, para que possamos trabalhar para superar essas dificuldades iniciais que estamos encontrando e para fazer com que a rede possa funcionar plenamente com uma boa qualidade para todos os estudantes”, diz Macaé Evaristo.

Representantes do Movimento Negro também estiveram com a secretária essa semana. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Movimento Negro

A secretária se encontrou essa semana com representantes do Movimento Negro. Participaram da reunião Arcanjo Pimenta, Cleide Hilda, João Mota e Iara Viana, que também é servidora da Educação.