Programa vai ao ar a partir das 11 horas do sábado

Como abordar a sexualidade nas diversas etapas da educação? Quando a escola deve começar a trabalhar o tema? Existem assuntos e abordagens prioritárias? Estes e outros questionamentos estarão no centro do debate da próxima edição do programa ‘Roda de Conversa’ que vai ao ar no próximo sábado (10), a partir das 11 horas da manhã, pela Rede Minas de televisão.

O ‘Roda de Conversa’ é um programa que discute temas do cotidiano escolar sob o ponto de vista pedagógico. Para debater a temática da sexualidade nesta edição, o programa conta com a professora da Universidade Federal de lavras, Cláudia Maria Ribeiro; a educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan, em São Paulo, Maria Helena Vilela; e a presidente da Associação Mineira da Adolescência, Eliana Olímpio.

O programa Roda de Conversa deste sábado vai falar sobre a educação sexual nas escolas. Crédito: Divulgação SEE

A falta de preparo da escola para discutir a sexualidade com os alunos é um dos problemas apontados por Maria Helena Vilela. Segundo a educadora sexual, a escola tem papel importante na orientação dos alunos sobre a afetividade e a sexualidade. “Se nessa bagagem da sua sexualidade ele não conseguiu construir e ter conhecimento sobre como se prevenir, como lidar com seus interesses sexuais, com os outros e sua afetividade, obviamente, este jovem se torna muito mais frágil e é isso que a gente vê tanto nos índices de gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, como de outras questões que também são abordadas dentro da educação sexual”, destaca.

Dentro da temática da sexualidade, um ponto a ser destacado na abordagem escolar deve ser o do relacionamento. “Penso que, atualmente, nós temos que focar mais na questão do relacionar-se. Os meninos vão para um relacionamento, mas eles não estão preparados para se relacionarem. Eles não sabem lidar com isso. Tem muita informação sobre as prevenções, mas, o antes disso, eles não acessaram ainda”, ressalta a presidente da Associação Mineira da Adolescência.

Para a professora Cláudia Maria Ribeiro, muitas das vezes o que falta é o preparo dos educadores para as discussões do tema. Segundo ela, essa preparação deve começa na formação dos profissionais. “Um processo de formação inicial nas graduações e, fundamentalmente, nas licenciaturas, mas também na formação continuada de educadores e educadoras que vão discutir e vão saber o porquê de estar trabalhando com esse tema, desse jeito, com uma metodologia específica”, avalia a professora.

Durante o programa serão apresentadas as ações desenvolvidas sobre afetividade e sexualidade nas escolas estaduais ‘do Bairro Rosa Neves’, em Ribeirão das Neves e ‘Imperatriz Pimenta’, em Ibirité.

Educação na telinha

O ‘Roda de Conversa’ é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais e em parceria com a Assessoria de Comunicação Social. Para sugerir temas basta enviar um e-mail para magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligue para (31) 3379-8289.