Mais de 260 estudantes receberão medalhas de ouro, prata e bronze
Já está disponível para consulta a lista dos alunos medalhista na edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Ao todo foram 266 estudantes premiados, sendo 79 do nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental), 74 do nível 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental), 63 do nível 3 (ensino médio) e 50 estudantes do nível universitário.
Os alunos premiados receberão medalhas de ouro, prata e bronze. A competição, realizada em três fases, contou este ano com a participação de mais de 564 mil estudantes e seus professores.
Os estudantes contemplados com menção honrosa receberão o prêmio em casa, além de serem contemplados no processo seletivo que consta de provas e a resolução de listas de exercícios.
Confira aqui a lista dos alunos premiados
Semana Olímpica
Os medalhistas da competição serão convidados a participar da 18ª Semana Olímpica, em janeiro de 2015, evento que dará inicio ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática. Além das medalhas e do direito a representar o país no exterior, os premiados recebem livros didáticos da Sociedade Brasileira de Matemática.
Sobre a olimpíada
A OBM é uma competição realizada desde 1979, cujos objetivos são estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática, onde competem os melhores estudantes de cada país na área. Participam da iniciativa alunos de escolas públicas e privadas.
O projeto é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Foto de capa: Divulgação OBM