Piedade dos Gerais e Sarzedo terão novos prédios construídos
A secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola assinou a autorização de início de obras de duas escolas nessa segunda-feira (16-12). Piedade dos Gerais e Sarzedo, municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, ganharão novos prédios que abrigarão escolas estaduais. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro, participou das cerimônias de assinaturas.
As duas escolas permitirão que alunos do ensino médio, que estudam à noite por falta de espaço adequado, passem a estudar durante o dia. “Nós fizemos um grande esforço no ano passado para puxar o ensino noturno para o dia. Isso não é simples. Precisamos liberar o noturno pra cursos profissionalizantes e para a Educação de Jovens e Adultos. Mas quando puxamos a turma regular para o dia, nós tiramos o espaço da educação em tempo integral. Então é um xadrez complexo. Nós temos de ampliar as escolas que já temos e construir novas escolas como essas. Não é correto que um jovem estude à noite, a não ser que seja um menor aprendiz, ou uma mãe adolescente, um jovem em medida socioeducativa”, destaca a secretária de Estado de Educação.

Em Piedade dos Gerais, município a 114km de Belo Horizonte, a única escola estadual da cidade vai ganhar um novo prédio. A Escola Estadual Padre Pedro Thyssen foi inaugurada em 1955 e, inicialmente, contava também com turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 1998, os anos iniciais foram municipalizados e, desde então, a escola da rede estadual passou a coabitar com a Escola Municipal Frei Joaquim Van Kesteren. Hoje a escola estadual conta com 530 alunos de anos finais o ensino fundamental e do ensino médio. A expectativa é que a nova sede possa receber até 700 alunos. O novo prédio será construído em um terreno doado pela Prefeitura ao estado de Minas Gerais.
A construção da escola terá um investimento de mais de R$4.357.969,19. De acordo com o projeto, o novo prédio da escola contará com 12 salas de aula, laboratórios e quadra poliesportiva. Segundo a diretora da escola, além das atividades extras, como educação profissional e o projeto Educação em Tempo Integral, as aulas regulares também serão beneficiadas. “A sala de informática e o laboratório científico são pequenos. Os ambientes que temos, fomos criando, porque o prédio era simples, com salas de aula, com a cantina, então tudo muito simples e fomos adaptando. Isso vai melhorar com a construção da nova escola que já tem todos esses espaços definidos”.

A segunda assinatura de autorização foi em Sarzedo, que fica a 30km da capital. O municipio vai ganhar uma escola no bairro Riacho da Mata, em um terreno doado pela prefeitura. O projeto da escola prevê a construção de 14 salas de aulas, entre outras dependências. O valor investido será de R$ 3,6 milhões. A escola, depois de pronta, terá a capacidade de atender cerca de 500 alunos em cada turno.
Para o prefeito da cidade, Werther Rezende, Sarzedo tem muito a ganhar com a construção. “Com a construção dessa escola tenho certeza que nossos alunos terão mais espaço, salas de aulas menos cheias, nossos adolescentes vão poder estudar durante o dia e não à noite. Isso vai melhorar muito a nossa qualidade de ensino”.