Encontro reuniu participantes de 91 municípios do Vale do Rio Doce

O período das férias escolares está se aproximando, mas quando o assunto é a promoção da cultura da paz, a folga não existe. Prova disto é que na última semana a Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, no Vale do Rio Doce, realizou na última semana o Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar (Forpaz). O encontro reuniu cerca de 200 participantes entre educadores, gestores escolares e diferentes atores da sociedade civil. A ideia do Forpaz é que, a partir desse encontro seja realizado um trabalho integrado com foco na mediação de conflitos no ambiente escolar.

“Através da mediação conseguimos realmente formar os nossos alunos para que eles tenham essa condição de resolver seus conflitos através do dialogo, para que nossos educadores possam resolver seus conflitos através do dialogo, do entendimento, da cooperação mutua. A proposta é plantar essa semente”, destacou a inspetora escolar da regional de ensino, Karina de Cássia Ferreira Lima.

Edição do Forpaz de Caratinga foi realizada no último dia 11. Crédito: Divulgação SRE Caratinga

 

Durante o encontro, os participantes assistiram a palestras com os temas: “Mediação de Conflitos como Técnica Facilitadora do Trabalho em Rede: Compreendendo as diferenças para transformar Conflitos e prevenir Violência” e “Noções Gerais sobre Técnicas de Mediação de Conflitos: Estratégias Práticas no Planejamento de Atividades”. Ambas foram ministradas pela defensora pública e mediadora de conflitos Dra. Francis de Oliveira Rabelo Coutinho.

Já a palestra “Sistemas e Ações de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente” foi conduzida pela Dra. Flávia Alcântara. A palestra “Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede no Contexto Escolar”, por sua vez, ficou sob a responsabilidade da Dra. Paula Ávila Dantas Brunner. As discussões culminaram em um ‘chá da paz’.

A discussão da temática durante a realização do Fórum é apontada como de grande necessidade no universo da educação. “Nós entendemos que a mediação de conflitos é extremamente necessária na escola. Foi uma oportunidade pra sensibilizar professores e diretores da necessidade da cultura de paz nas escolas”, destacou a diretora da regional de Caratinga, Beatriz Gomes Batista Alves de Souza.

A Superintendência Regional de Ensino de Caratinga realiza o acompanhamento de 91 escolas estaduais de 24municípios da região do Vale do Rio Doce que estão sob sua jurisdição.

Alunos da Escola Estadual Menino Jesus de Praga fizeram uma apresentação cultural no Forpaz. Crédito: Divulgação SRE Caratinga

 

Forpaz

O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, criado em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012.

Ano letivo

O ano letivo será encerrado no próximo dia 19 na rede estadual de ensino. O período de aulas nas escolas estaduais é composto por 200 dias letivos e uma carga horária de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Para as escolas do ensino médio a carga horária será de 1000 horas. A ampliação da jornada para todas as escolas deste nível de escolaridade se deve à universalização do projeto Reinventando o Ensino Médio.