Todas as 40 escolas desse nível de ensino puderam mostrar o que fizeram a partir das áreas de empregabilidade do Reinventando o Ensino Médio

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos inseridos no Reinventando o Ensino Médio na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Barbacena ganharam destaque na sede da regional. Estão sendo expostos projetos desenvolvidos dentro das diferentes áreas de empregabilidade ofertadas pelas 40 escolas de ensino médio dos 24 municípios da regional.

Desde agosto, duas ou três escolas levam seus trabalhos até lá, que ficam uma semana expostos. Depois desse período, as escolas, projetos e áreas de empregabilidade eram substituídos pelos de outra instituição da regional. Entre os projetos apresentados está o da Escola Estadual Amílcar Savassi, que fica no município de Barbacena. Lá, os alunos do 1º ano do ensino médio que estudam a área de empregabilidade de Meio Ambiente e Recursos Naturais criaram uma horta. O espaço foi criado e é mantido por um trabalho em conjunto dos estudantes.

O projeto das alunas da Escola Estadual Juscelino Benedito de Araújo colocaram em prática o que aprenderam nas aulas de Empreendedorismo e Gestão. Foto: Arquivo da Escola

“Eu conversei com os alunos sobre o que poderíamos resgatar na escola, que eles achavam mais importante. Já tivemos aqui uma horta, mas tinha sito desativada. No espaço só tinha lixo e mato”, conta a professora. Os alunos, então, se juntaram à equipe da escola para limpar o espaço e começar o cultivo.

Esse trabalho foi apresentado às outras escolas na sede da SRE. Ariel Gabriel Santana Justino é um dos alunos mais envolvidos na ação e apresentou seu trabalho. “Foi bem legal. Foi uma experiência nova pra gente, pudemos expressar o que a gente faz”.

Quem também apresentou seu trabalho na sede da regional foi Thalia Andréa Mendes Rodrigues, aluna da Escola Estadual Juscelino Benedito de Araújo, do município de Santa Bárbara do Tugúrio. “Lá tinha muitos projetos interessantes e a gente gostou de fazer o nosso, de aprender”, conta. Mas o trabalho que ela aprendeu em um projeto sobre a páscoa é levado a sério por ela e pelas colegas de grupo e tornou-se um negócio de verdade.

“Na páscoa, queríamos fazer um projeto relacionando páscoa e empreendedorismo. Então, as meninas confeccionaram ovos para a escola. Para isso, levantaram custo, calcularam lucro, tudo como empreendedores. Depois disso, elas começaram a vender por iniciativa própria”, conta a professora que orientou o trabalho, Carlota Aparecida Ferreira, que ajudou as alunos na prática também, com sugestões de receitas e recheios para os bombons.

Agora, alunas do 1º ano do ensino médio – além de Thalia, Estela, Patrícia e Marcella, da mesma turma, formam o grupo – vendem os doces pelo cento, principalmente para festas de aniversário. “Fazemos por encomenda e estamos vendendo bem. A gente planeja tudo, preço, quanto vai sair de lucro, para continuarmos investindo”, diz Thalia.

Segundo a diretora da SRE, Isabel Paixão Andrade Fernandes, o objetivo de levar esses trabalhos à sede da regional é mostrar como o Reinventando o Ensino Médio funcionou bem nos municípios da sua jurisdição. “Os alunos vieram, trouxeram os trabalhos que desenvolveram nas escoas e deram a verdadeira aula sobre Empreendedorismo e Gestão, Tecnologia da Informação e das outras áreas de empregabilidade. Porque não eram o professores que falavam, eram eles. E tivemos visitação aqui na só das escolas que estavam participando, mas também de professores, pais e alunos de outras escolas”.

Confira fotos das apresentações dos alunos: