Escolas representam os municípios de Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio e Sete Lagoas
Depois de cerca de um ano desenvolvendo projetos que incentivam os alunos a estabelecerem relações harmoniosas com os espaços de circulação viária, cinco escolas estaduais mineiras participarão nesta sexta-feira (12-12) do ‘Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital’. A iniciativa, que será realizada em São Paulo, marca a última etapa de realização do Programa Educação Viária é Vital nas escolas de todo o país.
Participarão do Encontro as escolas estaduais Professor Francisco Brant, de Belo Horizonte; Lauro Fontoura,de Uberaba; Clertan Moreira do Vale, de Uberlândia; Governador Juscelino, de Sete Lagoas; Serra do Salitre, de Patrocínio. Todas as escolas participam do projeto Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e desenvolveram com seus alunos as ações do Programa Educação Viária é Vital, que é resultado de uma parceria entre a SEE e a Fundação Mapfre.
O ‘Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital’ tem por objetivo incentivar a reflexão sobre a relevância e importância do desenvolvimento de ações educacionais dentro da temática da educação para o trânsito; apresentar os projetos de destaque dos municípios participantes da iniciativa, entre outros.
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de assistir à palestra sobre o tema ‘Cidade para pessoas’ e a apresentações de projetos. Ao final do Encontro, será realizada a premiação dos projetos desenvolvidos pelas escolas e que são considerados destaques nacional. Ao todo, 22 projetos concorrerão ao prêmio nacional. Entre eles, estão as cinco escolas estaduais mineiras. Elas concorrem na categoria ‘Circulando pelo Bairro’.
O Encontro também contará com a participação do gerente do projeto Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado de Educação, Gustavo Nominato.
Programa Educação Viária é Vital
O Programa tem entre seus objetivos envolver os alunos na observação, análise e crítica das condições de circulação viária dentro da escola, na comunidade do entorno e na cidade; promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentre e fora da escola, além de favorecer a adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias na circulação dos estudantes em diferentes espaços.