Tiago de Oliveira Dias, gestor da Escola Estadual Pedro II, de Belo Horizonte visitará escolas da Flórida

O diretor da Escola Estadual Pedro II, de Belo Horizonte, Tiago de Oliveira Dias, terá, na próxima semana, uma oportunidade única para ver como é feita a educação nas escolas públicas dos Estados Unidos. Ele vai fazer um intercâmbio de uma semana na cidade de Pompano Beach, no estado da Flórida.

A oportunidade veio do próprio governo americano, depois que o diretor de uma das escolas que ele vai visitar, Pompano Beach High School, visitou a Escola Estadual Pedro II. “Nos anos anteriores já tínhamos recebido diretores americanos. Esse ano, esse diretor visitou minha escola e, como a escola dele tem uma parte que é voltada para relações internacionais, eles realizam um evento com diretores de escolas internacionais. No fim da visita a Minas, ele propôs à Secretaria que um diretor fosse”, conta Tiago. O americano Hudson Thomas veio ao Brasil em agosto desse ano. Sua visita faz parte das ações do Prêmio Gestão Escolar, no qual ele foi premiado por sua excelência em liderança e gestão escolar.

Além da Pompano Beach High School, que é uma escola de ensino médio, ele também vai passar por uma escola de ensino fundamental. Dessa forma, ele vai conhecer os sistemas dos mesmos níveis de ensino que são ofertados na escola onde é gestor: anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Outro lugar que o diretor vai conhecer é a Universidade da Flórida. A viagem é neste sábado (6-12) e ele retorna ao Brasil uma semana depois, no dia 13 de dezembro.

Segundo Tiago, são dois os fatores que ele espera conhecer melhor nas escolas americanas: o percurso dos alunos do ensino médio e o modelo de gestão. “O sistema educacional é bem diferente. O que quero mais é olhar de perto e entender o percurso educacional dos alunos, que tem sistemas variáveis. Lá, eles escolhem o que fazer na escola. E também o modelo de gestão. Os diretores de lá têm mais auxiliares em cada área”.