Um dos objetivos do programa é investir em jovens pesquisadores

O Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está com inscrições abertas. O objetivo do prêmio, que tem inscrições abertas até 19 de dezembro, é revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira.

A premiação tem quatro categorias: mestre e doutor, estudante de ensino superior, estudante de ensino médio e mérito institucional. Na categoria estudante de ensino médio podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio e profissional e tecnológico e que tenham menos de 25 anos de idade em 19 de dezembro de 2014.

A cada edição do prêmio é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, com prioridade nacional, que atenda às políticas públicas do governo federal e seja de relevância para a sociedade brasileira. O tema escolhido para a XXVII edição é Segurança Alimentar e Nutricional.

Inscrições

A inscrição pode ser feita pelo site www.jovemcientista.cnpq.br ou pelos Correios e o candidato será eliminado se efetuar a inscrição pelos dois canais.

O trabalho inscrito deve ter, preferencialmente, aplicação prática voltada para a solução de problemas concretos sobre o tema. O professor orientador deve estar vinculado à escola do aluno. Caso o aluno inscreva um trabalho de iniciação científica júnior desenvolvido em uma universidade ou centro de pesquisa, deverá indicar no trabalho e na ficha de inscrição, o nome do orientador responsável pela pesquisa.

Na categoria ensino médio, os três primeiros lugares ganham um Macbook Pro 13”.

Mais informações no regulamento, disponível no endereço: www.jovemcientista.cnpq.br. O Guia do Jovem Cientista também pode ajudar estudantes do ensino médio que querem participar. Ele está disponível aqui.

Sucesso de Minas

No ano passado, uma aluna da rede estadual mineira ficou em 2º lugar na categoria Estudante de Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista. Com o projeto “Chiquita economizando água - hábitos inadequados e hábitos adequados”, Thaís Rocha Arrighi conscientizou seus colegas da Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, do município de Piraúba, ajudou a instituição a economizar água e ganhou um notebook.

Leia mais sobre a vitória de Thaís aqui.