A Rede Minas de Televisão volta a exibir o programa a partir deste sábado, às 11h

O Roda de Conversa volta à TV a partir do próximo sábado (06-12), na Rede Minas de Televisão, entre 11h e meio-dia. O programa teve sua exibição suspensa durante o período eleitoral e está de retorna com programas inéditos. O Roda de Conversa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais destinada a ampliar o debate em torno da educação.

Criado em 2012, o Roda de Conversa coloca em pauta temas como alfabetização, ensino médio, avaliação, ética, projeto político-pedagógico, violência, juventude, sexualidade, jogos, tecnologia como aliada do aprendizado, emrpeendedorismo, escola em tempo integral entre outros temas. Ao todo, foram produzidos 30 programas, entre 2012 e 2014.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ampliar o debate em torno da educação é essencial. “Tenho absoluta convicção de que a educação é o caminho para o desenvolvimento do país. Por isso, é necessário que as famílias e que os setores organizados da sociedade se interem, participem e contribuam na elaboração de políticas públicas na área de Educação. Para tanto, é preciso que criemos condições para ampliar o debate em torno do cotidiano escolar e o Roda de Conversa é uma dessas estratégias”, afirma a secretária.

Entre as novidades do programa está o novo cenário. Foto: Guilherme Brasil ACS/SEE

Nova temporada

A temporada 2014 do Roda de Conversa mantém alugmas características: duração de 52 minutos, divididos em três blocos, no intuito de atender ao conceito de grade televisiva definido pela Rede Minas. Mas o programa vai ao ar com uma nova estética.

“A proposta da nova temporada busca uma linguagem audiovisual contemporânea, criando uma atmosfera leve e dinâmica - desde a concepção do cenário, direção de fotografia e produção dos vídeos – objetivando atrair a atenção do espectador, tanto da TV quanto da internet, para a discussão sobre temas tão importantes para a educação”, explica a produtora responsável pelos programas, da D2R Studios, Silvia Furtado.

Com uma equipe composta por 12 profissionais, o destaque é para a captação das imagens, que está sendo feita com quatro câmeras especiais, de alta resolução e qualidade para produção de imagens de cinema, superior à Full HD (Full High Definition). Para a finalização, o programa passa por avançados softwares de computação gráfica, colorização e finalização de imagem. A direção geral do programa, a cargo de Arthur Furtado, reformulou a logomarca, vinhetas e modernizou a identidade visual.

O cenário foi totalmente reformulado e a locação não é mais o estúdio de televisão. Agora, o Roda de Conversa é realizado nas dependências da Magistra. A iluminação também teve alterações, aproveitando a beleza natural da área verde do campus da Escola, além dos diversos contrastes de cores. O novo cenário foi idealizado pelo diretor de arte Reis de Barros e executado pelo cenógrafo Daniel Sotero.

Formação continuada

Ao mesmo tempo em que informa, o Roda de Conversa forma. Ele também foi pensado como uma estratégia de formação continuada para os educadores de Minas Gerais. Hoje, na Secretaria de Estado de Educação há 195 mil (setembro/2014) profissionais na ativa.

“Em razão da extensão de nossa rede educacional, precisávamos lançar mão de estratégias de formação a distância. Então, surgiu a proposta, em conjunto com a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria, de usar a linguagem televisiva no formato entrevista para despertar o interesse dos educadores. E está dando certo”, explica a diretora da Magistra, a Escola de Formação e Desenvolvimento de Educadores de Minas Gerais, Ângela Dalben.

Os conteúdos são usados na formação e capacitação, pois assisti-los é tratado pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional dos Educadores do Estado de Minas Gerais – Magistra, projeto da Secretaria de Estado de Educação, como uma ação de formação. Nas escolas, os próprios profissionais são certificados pela Magistra quando comprovam que assistem aos debates.

Os programas foram produzidos e inicialmente veiculados unicamente por meio das redes sociais – o canal da Magistra no Yotube (www.youtube.com/magistraseemg) e através do Centro de Referência Virtual (crv.educacao.mg.gov.br). “Com o apoio da Rede Minas, conseguimos que o Roda de Conversa chegasse à TV, ampliando as alternativas de acesso. Essa parceria fortaleceu, e muito, a oportunidade de os temas serem incorporados ao debate cotidiano de toda a sociedade”, valida Ana Lúcia Gazzola.

Temporadas anteriores

Quem quiser assistir às temporadas anteriores do Roda de Conversa pode ver os 26 programas gravados entre 2012 e 2013. Eles estão disponíveis pelo YouTube, no canal da Secretaria de Estado de Educação ou no canal da Magistra. Outra opção é o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

O ‘Roda de Conversa’ é uma iniciativa da Magistra, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação. Para sugerir temas basta enviar um e-mail para magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligue para (31) 3379-8289.