Paulo Andrade Vitória falou sobre como a tecnologia pode ser cobrada na avaliação

Um professor do ensino médio da rede estadual de ensino mineira deu sua colaboração para ajudar estudantes de todo o Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio. Paulo Andrade Vitória, professor do Reinventando o Ensino Médio na Escola Estadual Maria Luiza Miranda Bastos, de Belo Horizonte, participou do quadro ‘Pode cair no Enem’, do programa ‘Todas as Vozes’, da Rádio MEC AM. O professor leciona disciplinas da área de empregabilidade Tecnologia da Informação. Ouça aqui a participação do professor.

No rádio, o professor falou sobre o tema ‘como a Filosofia pode ser percebida no cotidiano, sua relação com a Tecnologia e como ela pode ser cobrada no Enem’. Ele ficou satisfeito por ajudar outros estudantes, além de seus alunos. “É um assunto importante. É bom esclarecer as questões do uso das tecnologias e como isso pode cair no Enem. Acho que tanto para a escola quanto para mim isso é bom. É um momento de expor, trocar idéias”.

O professor Paulo atua no Reinventando o Ensino Médio, na área de empregabilidade Tecnologia da Informação. Foto: Arquivo pessoal

Nas aulas do 3º ano do ensino médio, o Enem é assunto constante. Segundo Paulo, depois de sua participação no programa, os alunos frequentemente o procuram para falar sobre o tema que discutiu no programa e outros assuntos atuais. “Principalmente política. Eles estão interessados e eu estou interessado também em passar pra eles o que pode cair”.

Reinventando o Ensino Médio

Esse é o primeiro ano em que alunos que cursaram todo o ensino médio inseridos no programa Reinventando o Ensino Médio fazem o Enem. A avaliação da influência do programa nos resultados desses alunos, que estudam nas 11 escolas piloto do programa, é positiva. “Alguns alunos que acompanhei conseguiram desenvolver uma capacidade de raciocínio lógico melhor. Acho que isso pode ajudar na resolução das questões e na própria dinâmica da prova. Acho que eles estão mais preparados pra responder questões de outras disciplinas e também sobre tecnologia, um assunto muito atual”.

Sobre a rádio

A Rádio MEC AM, do Rio de Janeiro, é do Ministério da Educação. O quadro que teve participação do professor Paulo é produzido em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O conteúdo também está disponível no portal EBC.

A EBC também produz a pílula ‘Minuto Enem’, boletins com dicas e informações para quem vai fazer o Exame. Os programetes estão disponíveis no site.

Enem

A edição de 2014 do Enem teve 8.721.946 de inscrições – em Minas, foram 979.259. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro a partir das 13h , horário oficial de Brasília. No primeiro, dia a prova terá duração de quatro horas e trinta minutos e as provas aplicadas serão de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, além de 45 questões fechadas de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 de matemática e suas tecnologias, os participantes também farão a prova de redação.

Com a nota da prova, os participantes podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrerem a uma vaga na educação superior; do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferta bolsas de estudos em instituições de ensino superior; podem obter financiamento para o pagamento de mensalidades através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); e participarem do programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Quem ainda não pretende fazer uma graduação também pode precisar da nota do Enem. Com ela é possível se candidatar a vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e estudantes com mais de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do exame.