O programa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil vai levar 50 estudantes de escolas públicas para um intercâmbio de três semanas

Cinco estudantes de diferentes regiões de Minas, três deles alunos de escolas da rede estadual, terão a oportunidade de conhecer os Estados Unidos durante três semanas de janeiro. Eles estão entre os 50 selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores, iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil que leva estudantes de escolas públicas brasileiras para um intercâmbio no país da América do Norte.

Cora Wallach Sanches é de Alfenas, município do Sul de Minas. A aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Doutor Emílio Silveira acredita que essa vai ser uma boa oportunidade para descobrir o que fazer quando entrar na faculdade. Mas é certo que o que aprender poderá ser aplicado no seu trabalho voluntário, que era condição para participar do processo seletivo do Jovens Embaixadores, em uma ONG voltada a proteção e adoção de animais abandonados. “Vai ser uma oportunidade de pensar no tipo de carreira que quero seguir. Vamos fazer trabalho voluntário e vou aprender muito”.

Cora, Fabrício e Lucas,a alunos de escolas estaduais, iniciam o intercâmbio para os Estados Unidos em janeiro. Foto: Divulgação Jovens Embaixadores

Em solo americano, os estudantes aprenderão sobre a política do País, sua cultura e poderão melhorar o Inglês. Fabrício Izauro Martins Rezende mora em Abadia dos Dourados, no Triângulo Mineiro, e estuda na Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez, em Monte Carmelo. Ele acredita que lá vai aprender muito. “Acho que vai ser uma experiência incrível. Acredito que vou voltar uma pessoa mais madura. Mais que aprender sobre a política do País ou sobre voluntariado, vou aprender muita coisa em relação à vida mesmo”.

O terceiro candidato que cursa do ensino médio na rede estadual é Lucas Rodrigues Fonseca. Como Fabrício, ele acredita que tem muito a aprender com o intercâmbio. “Vou aprender bastante coisa, vou poder aplicar na vida. Tudo na vida é um aprendizado”. Nos Estados Unidos, os alunos selecionados vão para diferentes estados, onde viverão com famílias e se aproximarão de sua cultura. Os pais de Fabrício, que faz o 3º ano na Escola Estadual Doutor José Gonçalves, não estão muito preocupados, segundo o estudante. “Meus pais estão tranquilos. Minha mãe acha que vai ter um pouquinho de dificuldade para deixar eu ir”. 

Em Minas, além de Cora, Fabrício e Lucas, Arthur Oliveira Abrantes, de Paracatu, e Warley Almeida Silva, de Juiz de Fora, participarão do intercâmbio do Jovens Embaixadores.

O intercâmbio

Os cinqüenta estudantes saem do Brasil para o intercâmbio de três semanas em janeiro. A primeira semana no país será em Washington, a capital americana. Lá, visitarão monumentos, participarão de reuniões em organizações dos setores público e privado, escolas e projetos sociais e de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Depois, divididos em subgrupos, vão para diferentes estados, onde viverão com uma família americana, assistirão a aulas e vão poder interagir com jovens da sua idade. Também participarão de atividades sociais e culturais na comunidade e farão apresentações sobre o Brasil.

Jovens Embaixadores

O Programa da Embaixada Americana no Brasil existe desde 2002 e oferece a estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que os ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Desde o lançamento, 331 brasileiros de escolas públicas, inclusive estudantes da rede estadual mineira, já participaram do programa. No ano passado, três alunos de escolas estaduais de Minas foram selecionados e conheceram os Estados Unidos: Larissa Francielle Miranda Moreira, Augusto César da Silva e Victor Gomes Sampaio.