Dois trabalhos desenvolvidos pela escola de formação foram apresentados no Congresso ISATT2014

O trabalho realizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores foi levado a Portugal esse mês. Dois trabalhos desenvolvidos pela diretora da Magistra, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben, pela vice-diretora, Paula Cambraia de Mendonça Viana, e pela coordenadora da secretaria geral da instituição, Laura Caldeira, foram apresentados no Congresso ISATT2014, evento itinerante que esse ano foi realizado na Universidade do Minho, em Braga. Os trabalhos levados foram ‘Magistra – A Escola da Escola: a Formação Continuada por Meio do Diálogo e a Troca de Experiências Práticas’ e ‘A Formação Continuada de Professores na Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar’.

Essa foi a primeira vez que um trabalho da Magistra foi apresentado fora do País. Foto: Arquivo da Magistra

Essa foi a primeira vez que a Magistra leva seus trabalhos para fora do País. “Quando levamos esse trabalho para um evento dessa natureza, estamos levando o nome da Secretaria de Estado de Educação, que desenvolve essa ação de educação continuada de qualidade inovadora. Além disso, a educação continuada é um tema muito complexo e nós levamos as idéias que estamos desenvolvendo aqui para serem debatidas por pesquisadores internacionais. Então a importância da participação foi justamente divulgar, colocar nossos trabalhos para serem debatidos por pessoas de alto nível e trazermos novas idéias”, afirma Ângela Dalben.

Promovido pelo International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) com apoio do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), o objetivo do congresso é promover, discutir e disseminar investigação realizada internacionalmente pelos seus membros e melhorar a qualidade da educação através da formação e desenvolvimento profissional de professores e da inovação do ensino. Participaram cerca de 300 pessoas de países da América Latina, África e Europa.

Outro trabalho, com o título ‘O Desafio da integração do servidor público iniciante: a EAD como alternativa’, foi elaborado por servidores da Magistra e apresentado Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud 2014), em agosto. O trabalho teve como base o ‘Treinamento Introdutório do Governo de Minas Gerais’. Oferecido pela Magistra, o curso é voltado aos novos servidores da Secretaria, que foram aprovados no último concurso.

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)