Aulas na rede estadual de ensino terão início no dia 03 de fevereiro

Em 2015, o ano letivo na rede estadual de ensino terá início no dia 03 de fevereiro. A informação está presente na Resolução SEE Nº 2.714, de 10 de outubro de 2014, publicada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), no Diário Oficial dos Poderes do Estado do último sábado (11). O documento que estabelece o calendário escolar para a rede estadual de Educação Básica no próximo ano. O encerramento das atividades letivas nas escolas estaduais ocorrerá no dia 17 de dezembro.

O Calendário Escolar de 2015 prevê 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para os anos iniciais do Ensino Fundamental e 833h20 para os anos finais do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Já para os alunos que participam do Programa Reinventando o Ensino Médio, a carga horária será de 1.000 horas.

Ainda de acordo com a Resolução, os dias 02 de fevereiro, 18, 21 e 22 de dezembro serão considerados dias escolares, ou seja, essas datas serão destinadas ao planejamento e formação continuada, sendo que dois desses dias serão reservados para capacitações dos profissionais das escolas, conforme programação da SEE.

O Calendário Escolar 2015, respeitado as normas legais, deverá ser elaborado pela escola, discutido e aprovado pelo Colegiado e amplamente divulgado, cabendo ao Serviço de Inspeção Escolar supervisionar o cumprimento das atividades nele previstas, de acordo com as normas da Secretaria de Estado de Educação. O ato de monitorar o cumprimento do calendário é de responsabilidade do diretor da escola.

As escolas do campo, indígenas e quilombolas, poderão elaborara proposta de calendário diferenciado, a partir das peculiaridades da vida no campo e de cada região.

Clique aqui e confira a resolução na íntegra.

Ações pedagógicas

O período de 23 a 27 de fevereiro será marcado pela realização do Seminário de Percurso Curricular nas escolas do programa Reinventando o Ensino Médio. No seminário, os alunos serão informados sobre as áreas de empregabilidade e suas possibilidades. Depois dos seminários, os alunos farão a opção por uma das três áreas de empregabilidade.

O ‘Dia D’, realizado em duas datas em todas as escolas da rede estadual de ensino, também está previsto no calendário. O chamado ‘Dia D – Toda escola deve fazer a diferença’, quando os professores e demais educadores da escola se reúnem para avaliar o desempenho dos alunos nas avaliações e elaborarem um plano de intervenção pedagógica, será realizado no dia 08 de julho. Já o ‘Dia D - Toda comunidade participando’, data em que o plano de intervenção elaborado é apresentado a toda a comunidade escolar, será realizado no dia 11 do mesmo mês.

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)