Projeto ‘Trilhas’ é resultado de uma parceria entre o Instituto Natura, o Ministério da Educação e as secretarias de educação

Desde 2012, escolas estaduais e municipais de Minas Gerais têm em seus acervos um conjunto de materiais de apoio que visam auxiliar aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de alfabetização dos estudantes. Os materiais foram adquiridos a partir da participação das escolas no projeto ‘Trilhas’. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto Natura, o Ministério da Educação e as secretarias de educação, onde 2.617 escolas estaduais e municipais de 296 municípios mineiros foram contempladas.

O ‘Trilhas’ consiste em um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do primeiro ano do ensino fundamental em um universo letrado.
Os municípios que participam do projeto foram escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC). Foram contemplados aqueles que apresentaram baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  Para as escolas participantes foi enviado um kit contendo cadernos de orientação do professor, jogos educativos, cartelas para atividades, além de títulos literários.
Hoje, esses kits já fazem parte da rotina dos educadores da rede estadual mineira. “Esse material está nas escolas e virou acervo para que o professor possa utilizar quando achar necessário”, afirma a articuladora estadual da Secretaria de Estado de Educação, Ermelinda Bissatti Ricardo Pedrosa.

Mesmo o foco do projeto sendo as crianças de seis anos, nas escolas da rede estadual mineira o material também é trabalhado com estudantes do 2º e 3º anos do ensino fundamental. Na Escola Estadual Francisco Sá, em Montes Claros, o material fica na biblioteca à disposição dos educadores.

Na Escola Estadual Francisco Sá, em Montes Claros, o material é utilizado de diferentes formas pelos professores. Foto: Arquivo da Escola

A professora do 3º ano do ensino fundamental, Maria Aparecida Maia Gusmão de Souza, é uma das educadoras que utilizam o material constantemente em suas aulas. “É um material muito rico e ótimo para trabalhar com os alunos do 3º ano do ensino fundamental, porque nessa fase eles têm que conhecer todos os tipos de textos, como poemas, receitas, parlendas. Ele já tem que ter as capacidades consolidadas e o material nos ajuda nisso”, ressalta a educadora.

O conteúdo do ‘Trilhas’ voltado para os educadores teve um papel importante na dinâmica de trabalho de Maria Aparecida, como destaca a professora. “Acrescentou muito na minha forma de trabalhar. Usamos a metodologia para desenvolver diferentes atividades. Por exemplo, há crianças que leem de forma pausada e no material há dicas que ajudam a desenvolver a fluência e a aceleração dos estudantes a partir dos livros literários e jogos pedagógicos”.

Na escola, o material também é utilizado na realização de diferentes atividades de estímulo à leitura. O projeto ‘Terça Literária’ acontece uma vez por semana e nele os alunos são estimulados a ler diferentes livros e depois de uma roda de conversa, fazem recontos e interpretação dos textos. Já o ‘Momento de Leitura’ acontece todos os dias. Durante 40 minutos antes do início da aula, os estudantes pegam livros para ler. No ‘ Festival Poético’ também são utilizados os livros do ‘Trilhas’.

O material do ‘Trilhas’ também integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Governo Federal.  

Capacitações

Para orientar os professores sobre como trabalhar o material disponibilizado pelo projeto em sala de aula, os analistas da equipe central do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), da Secretaria de Estado de Educação, foram capacitados por representantes do Instituto Natura. Logo após, a capacitação foi repassada às equipes regionais, que capacitaram os educadores das escolas estaduais. Em 2013, foram capacitados 2.474 educadores.

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)