Agenda de capacitações realizada pela Secretaria de Educação foi aberta a todas as redes municipais de ensino do Estado

Termina hoje a série de capacitações realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), com foco na análise dos resultados do primeiro ano do Programa de Intervenção Pedagógica voltado aos municípios e na realização de oficinas sobre a prática da intervenção na sala de aula. A última agenda reúne profissionais da educação das 163 redes municipais de ensino do Sul de Minas, na cidade de São Lourenço. Desde que iniciou os encontros, a SEE reuniu 2,5 mil educadores de 851 municípios.

“Durante esses encontros percebemos que os educadores municipais estão felizes com as contribuições do Programa. Essa impressão foi possível a partir das capacitações que realizamos nos seis polos do Estado. A troca de experiências também existe e com isso, nós, da rede estadual, também aprendemos”, explica a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Vera Temponi. Na ocasião, a educadora palestrou sobre como é realizada a intervenção na sala de aula.

Realizados em seis polos (Vale do Rio Doce, Triângulo Mineiro, Norte de Minas, Zona da Mata, Centro e Sul do Estado), o encontro contou com uma agenda padrão, onde no primeiro dia, foram discutidos os desempenhos das redes públicas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, e nos exames do Sistema Mineiro de Avaliação da Rede Pública (Simave). Já no segundo dia, os educadores eram orientados sobre a prática de intervenção pedagógica.

Metodologia do PIP

O PIP realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas estaduais para orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino. Com o Programa, as escolas da rede estadual conseguiram elevar consideravelmente a qualidade da alfabetização dos estudantes das escolas estaduais mineiras. Em 2013, a iniciativa foi estendida a todos os municípios mineiros que possuem anos iniciais do Ensino Fundamental.

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)