2.357 professores e especialistas participam de encontros onde serão treinados para levar conteúdo aos educadores que atuam no ensino médio da rede estadual
Começa essa semana o encontro dos orientadores do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Ministério da Educação (MEC). Até o fim da próxima semana, serão capacitados 2.357 orientadores de estudos em todo o Estado que levarão o treinamento para dentro das escolas.
Esses orientadores são servidores das próprias escolas (professores e especialistas) que aprenderão o conteúdo com os Formadores – representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e do Órgão Central, que já foram capacitados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras em um encontro anterior, em abril, quando foram estabelecidas estratégias para a formação dos orientadores de estudos. As IES também participam dos encontros das próximas semanas.
“Nesse encontro eles vão trabalhar os cadernos do MEC, aprender sobre os pressupostos básicos em relação à juventude e a este jovem que está chegando ao ensino médio. E, aliado a isso, também sobre nosso Reinventando o Ensino Médio”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Todos os professores que participam – tanto os que atuam no Reinventando o Ensino Médio quanto os que lecionam as disciplinas regulares – aprenderão sobre esses dois conteúdos. Segundo Raquel Elizabete, a capacitação é feita dessa forma porque, apesar de, na maioria das escolas, apenas os alunos do 1º ano do ensino médio estudarem as áreas de empregabilidade, a partir de 2016 todos aos estudantes do ensino médio estarão inseridos na iniciativa. “A ideia é que todos os professores da escola conheçam tanto a proposta do Reinventando o Ensino Médio quanto a proposta do MEC para a educação continuada”.
A capacitação é realizada por polos e, em cada polo, uma (IES) é responsável pelo treinamento. Essa semana, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) abrem com encontros em Belo Horizonte e Uberaba, respectivamente. A partir da próxima segunda-feira (15-09), as outras IES – as Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), as universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), Uberlândia (UFU), de Viçosa (UFV), de Itajubá (Unifei) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – começam seus encontros.
Formação dos professores
Diferente dos educadores dos outros estados da Federação, os 62 mil professores mineiros terão a formação para o Reinventando o Ensino Médio paralela à formação para o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Todos esses educadores serão capacitados de forma presencial e a distância.
(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)