A partir da supervisão da Universidade do Estado de Minas Gerais, analistas da Secretaria de Educação irão atuar na formação dos profissionais do ciclo da alfabetização

A Secretaria de Estado de Educação está realizando esta semana o segundo encontro de formação de 400 orientadores de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A capacitação é conduzida por analistas educacionais do Programa de Intervenção Pedagógica, da Secretaria, com a supervisão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A universidade atua como Universidade Formadora e é responsável pela educação continuada de todos os professores da rede estadual dentro do Pacto. O encontro irá até a próxima sexta-feira (05/09), em Belo Horizonte.   

Este é o segundo ‘Encontro de Orientadores de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa’, realizado em 2014. A partir de um material produzido pelo governo federal, os orientadores são capacitados para os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. “Os cadernos a serem trabalhados com os educadores trazem teorias e práticas com uma linguagem bem acessível. O que irá auxiliar os orientadores no trabalho com os professores alfabetizadores”, explica a diretora de Ensino Fundamental da SEE, Rosaura de Castro.

Na rede estadual de ensino de Minas Gerais, o Pacto atua em parceria com o Programa de Intervenção Pedagógica, iniciativa da SEE também voltada aos professores do Ensino Fundamental.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido pelo Ministério da Educação, tem como objetivo alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino até os oito anos de idade, que cursam o terceiro ano do ensino fundamental.

Em Minas Gerais, o Pacto funciona em conjunto com o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), que tem objetivo e metodologia semelhantes ao do programa do Governo Federal. As secretarias Estadual e Municipais de Educação são parcerias nas ações.

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)