Ao todo, 907.421 estudantes brasileiros farão as provas

Mais de 907 mil estudantes brasileiros farão as provas da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Destes, 104.706 são de escolas públicas de Minas Gerais, ou seja, 11,62% dos estudantes classificados para a segunda etapa são mineiros.

As provas da última etapa da Obmep serão aplicadas no dia 13 de setembro, às 14h30. Os alunos classificados terão três horas para responder a perguntas discursivas. Os premiados na 10ª edição da Obmep serão conhecidos no dia 1º de dezembro.

Soluções em vídeo

Os alunos que se classificaram para a segunda etapa da Obmep ganharam mais uma alternativa para se prepararem para a competição. Estão disponíveis no site da Olimpíada as soluções em vídeo das provas aplicadas na 1º fase. Os vídeos contam com a participação de professores de diferentes regiões do país. Por Minas Gerais, o professor da Escola Estadual Teresinha Pereira, em Dores do Turvo, Geraldo Amintas, e a professora da Escola Estadual Messias Pedreiro, Maria Botelho Alves Pena, auxiliam os alunos na resolução das questões.

Obmep na Escola

Os educadores que se inscreveram para participar das provas de seleção do programa ‘Obmep na Escola’ já podem imprimir no site da Obmep o protocolo de inscrição. Para isso, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada.

O ‘Obmep na Escola’ é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) que tem entre seus objetivos melhorar o desempenho dos estudantes de todo o país nas provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O Programa consiste no estímulo ao uso dos materiais da Olimpíada em atividades extraclasse por professores que atuarão como “preparadores”.

A prova de seleção do Programa será aplicada no dia 13 de setembro (mesma data da prova da 2ª fase da Obmep 2014). Os educadores farão uma prova discursiva, que consistirá em seis problemas. O teste terá duração de três horas e irá aferir se o professor tem o domínio matemático necessário para atuar como Preparador no programa ‘Obmep na Escola’. O resultado será divulgado no dia 1º de dezembro, mesmo dia em que também serão anunciados os premiados da 10ª edição da Obmep.

Obmep

Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do Ensino fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio fazem a prova do nível 3.

A competição busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deve selecionar 5% do total de alunos inscritos, que são aqueles com as maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva.

A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Minas na frente

Em 2013, os estudantes mineiros conquistaram pela sétima vez consecutiva o topo do ranking da Obmep, tanto em número total de medalhas, quanto em número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Obmep, foram 148 ouros conquistados, 253 pratas e 1199 bronzes. Um total de 1600 medalhas, além de 9.146 menções honrosas.

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)