Realizado no formato online, curso terá duração de oito semanas e começa no dia 1º de setembro

Estão preenchidas as 800 vagas disponibilizadas para o curso “Formação Continuada em Apropriação dos Resultados”. Voltado aos profissionais da educação, o curso terá início em setembro, na modalidade a distância. Com o objetivo de capacitar os interessados a respeito dos aspectos relacionados à Avaliação Educacional, com foco no Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), o curso é uma parceria da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Com uma carga horária total de 40 horas, o curso terá duração de oito semanas. Em cada uma delas, o grupo de profissionais trabalhará um aspecto da área de avaliação educacional. Entre eles estão: avaliação externa em larga escala e o Simave; os meios de divulgação e acesso às informações do Simave; e a análise e a interpretação dos resultados.

De acordo com a diretora de Avaliação dos Sistemas Educacionais, Marineide Costa de Almeida de Toledo, o curso é uma reflexão sobre as avaliações educacionais. “Nós esperamos que os participantes tenham a oportunidade de refletir, individual e coletivamente, sobre as ações pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar e sobre os resultados apontados pelas avaliações em larga escala”, destacou.

Público-alvo

As 800 vagas ofertadas têm foco nos especialistas em Educação Básica, nas equipes central e regionais do Programa de Intervenção Pedagógica e do Núcleo de Apoio Pedagógico ao Ensino Médio. A formação dos profissionais da educação será realizada na modalidade online, através do site da Magistra, utilizando como suporte o ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Simave

O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública é composto por três avaliações. Duas delas são externas e auxiliam o Estado na elaboração de públicas voltadas à educação. Elas são: o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). A outra avaliação tem o objetivo de auxiliar os professores na prática pedagógica, trata-se do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE).

 

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)