Ao todo, a Câmara dos Deputados selecionou 78 estudantes de todo o país
A partir da leitura de um artigo cientifico a estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Machado de Assis, em Vespasiano, Lorrayne Paula Martins Bragança, pensou em uma alternativa que tem por objetivo promover a inclusão social. Selecionada para a edição deste ano do programa Parlamento Jovem Brasileiro, o projeto de lei criado pela estudante, dispõe sobre a criação/implantação de centros esportivos públicos para deficientes e dá outras providências.
“Hoje em dia não vemos muitas formas de inclusão na sociedade. Uma das características desse centro que estou propondo é que ele irá promover a integração social e o bem estar, porque exercícios físicos fazem bem para o corpo, mas também para a mente”, ressalta Lorrayne.
Outra estudante mineira selecionada para participar do programa é Larissa Francielle Miranda Moreira. Aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim, o projeto de lei idealizado pela estudante prevê a dedução fiscal nos tributos federais pagos pelo fornecimento de energia elétrica para residências que praticam coleta seletiva regularmente.
Para criar o projeto, Larissa fez muita pesquisa e acredita que a iniciativa pode ser adotada. “As minhas melhores ideias sempre surgem em conversas com a minha família. Conversando com meu pai sobre a falta de incentivo para a coleta seletiva tive a ideia de pesquisar sobre como os tributos são cobrados na conta de energia elétrica. Percebi que seria possível retirar uma certa porcentagem desse tributo e isentar as casas que fizessem a coleta seletiva. A dedução desse imposto não criaria um impacto tão grande nos caixas do governo”, conta Larissa.
A estudante também ressalta que a expectativa para participar das ações do Programa é grande. “Estou muito ansiosa. Sou completamente apaixonada por política. Está em um ambiente que é o centro da política e poder sentir na pele o papel dos nossos governantes na prática vai ser muito positivo. Vou me colocar no lugar deles e vivenciar o dia a dia dele”, conclui.
Parlamento Jovem Brasileiro
A iniciativa oferece aos estudantes do ensino médio a oportunidade de participar de uma jornada parlamentar na Câmara, onde atuarão como ‘deputados federais’. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. Este ano, o recorde de inscrições do programa foi superado e chegou ao número de 2.079 Projetos de Lei encaminhados por jovens de todo o país.
Entre 21 e 26 de setembro, os 78 jovens participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.
Confira abaixo os nomes dos alunos selecionados
ARTHUR DE OLIVEIRA ABRANTES
Paracatu
Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do T.Mineiro - Campus Paracatu
Determina, em âmbito nacional, a obrigatoriedade da presença de Unidades de Atendimento Públicas em locai rurais e habitados.
LARISSA FRANCIELLE MIRANDA MOREIRA
Betim
Escola Estadual Amélia Santana Barbosa
Cria dedução fiscal nos tributos federais pagos pelo fornecimento de energia elétrica para residências que praticam coleta seletiva regularmente.
LORRAYNE PAULA MARTINS BRAGANÇA
Vespasiano
Escola Estadual Machado de Assis
Dispõe sobre a criação/implantação de centros esportivos públicos para deficientes e dá outras providências.
NAIANY SATURNINO DA MATA
Patos de Minas
Escola Estadual Arlindo Porto
Dispõe sobre a isenção de imposto sobre o IPI, incidente sobre às células fotovoltaicas (fotoelétricas) de fabricação nacional.
PAULO THIAGO CARVALHO SOARES RIBEIRO
Montes Claros
Colégio Marista São José
Moderniza e simplifica registral imobiliário brasileiro.
PEDRO RENÓ GAMA
Itajubá
Colégio XIX de Março
Acrescenta o a Art. 36-E à Seção IV-A do Capítulo II do Título V da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases de educação nacional, para incluir a legislação Trabalhista como disciplina obrigatória.
VITOR PAIVA FIORINDO
Juiz de Fora
Colégio dos Jesuítas
Dispõe sobre a implantação e realização nos três anos do Ensino Médio, do exame Nacional Seriado (ENS) que poderá servir como método de ingresso em instituições de Ensino Superior e programas governamentais.
WAGNER PHILLIPE DE OLIVEIRA
Ribeirão das Neves
Escola Estadual do Bairro Rosaneves
Determina a utilização de biodiesel em ônibus de transporte público.
(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)