Educadores do 9º ano do ensino fundamental discutem as principais dificuldades dos alunos nas disciplinas

Será concluída hoje (12/08) a capacitação promovida pela Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, em Belo Horizonte. O momento pedagógico reúne professores do 9º ano do ensino fundamental para um debate sobre as habilidades ainda não consolidadas dentro das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O curso foi iniciado ontem. 

A programação de atividades com o grupo de educadores do último ano do ensino fundamental foi pensada a partir de uma análise sobre o desempenho dos alunos no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), desde 2007.

Educadores do 9º ano do ensino fundamental participam de capacitação em Língua Portuguesa e Matemática. Crédito:Cláudia Valadares/ SRE Metropolitana C

“Nesse encontro, nós estamos trabalhando um conjunto de lições desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação com foco nas dificuldades apontadas pela análise”, explica a diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, Maize Breguez. Durante o encontro, os educadores também discutirão às ações do Programa de Educação em Tempo Integral.

Português e Matemática

Em Língua Portuguesa, o trabalho das oficinas com os educadores está relacionado à inserção de informações implícitas em um texto; ao reconhecimento do efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão; e a identificação dos diferentes gêneros textuais e a função de cada um deles.

Com os educadores de Matemática o trabalho se concentra na utilização das noções de volume; na resolução de situações problemas envolvendo o cálculo do perímetro em áreas de figuras planas; e a utilização das relações métricas do triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras.

 

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)