Educadores do 9º ano do ensino fundamental discutem as principais dificuldades dos alunos nas disciplinas
Será concluída hoje (12/08) a capacitação promovida pela Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, em Belo Horizonte. O momento pedagógico reúne professores do 9º ano do ensino fundamental para um debate sobre as habilidades ainda não consolidadas dentro das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O curso foi iniciado ontem.
A programação de atividades com o grupo de educadores do último ano do ensino fundamental foi pensada a partir de uma análise sobre o desempenho dos alunos no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), desde 2007.

“Nesse encontro, nós estamos trabalhando um conjunto de lições desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação com foco nas dificuldades apontadas pela análise”, explica a diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, Maize Breguez. Durante o encontro, os educadores também discutirão às ações do Programa de Educação em Tempo Integral.
Português e Matemática
Em Língua Portuguesa, o trabalho das oficinas com os educadores está relacionado à inserção de informações implícitas em um texto; ao reconhecimento do efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão; e a identificação dos diferentes gêneros textuais e a função de cada um deles.
Com os educadores de Matemática o trabalho se concentra na utilização das noções de volume; na resolução de situações problemas envolvendo o cálculo do perímetro em áreas de figuras planas; e a utilização das relações métricas do triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras.
(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)