O novo espaço tem uma área construída de mais de 4 mil m² e possui acessibilidade
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Uberlândia funciona em um novo prédio desde abril, mas agora chegou a hora de comemorar a aquisição do novo espaço. A nova sede da regional foi inaugurada na manhã de hoje (27/06). Participaram da cerimônia Maria Sueli de Oliveira Pires, secretária de Estado de Educação em exercício, Wagner Lemos de Rezende, o diretor da SRE, servidores do órgão, diretores de escolas da regional e convidados. A cerimônia teve, ainda, a apresentação da banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
A reforma do espaço que a SRE ocupa agora teve um investimento de R$ 3.721.610,90 e contemplou a reforma, ampliação e adequação de um bloco que fazia parte da Escola Estadual Américo René Giannetti, que continua funcionando no mesmo terreno, ao lado do prédio da regional.

Em seu discurso na cerimônia de abertura, a secretária de Estado de Educação em exercício, Sueli Pires, destacou a história da SRE de Uberlândia e o trabalho realização na regional. “A infraestrutura vem se complementar a toda a dedicação e trabalho feito nessa regional. E essa reforma vai atender não só às necessidades de hoje, mas às necessidades do futuro nessa SRE que no ano que vem completa 50 anos. A política pública bem feita não pensa só no presente, ela se projeta no futuro e essa SRE está apta a enfrentar outros 50 ou 100 anos, com toda competência e dedicação”.
O novo prédio da SRE conta, agora, com 27 salas administrativas, oito banheiros, sendo dois com acessibilidade, duas copas, auditório, quatro áreas técnicas, depósitos e área de convivência. A obra incluiu a recomposição de toda a área externa, jardins e estacionamento com cerca de 40 vagas. A nova sede é formada por um pavimento dividido em quatro blocos e possui acessibilidade. A área total é superior a 4 mil m².
O prédio anterior era compartilhado com a Advocacia Geral do Estado (AGE). O novo espaço melhora as condições de trabalho dos 150 servidores que atuam na sede da regional atendendo a escolas e público externo. O diretor da regional destaca, entre as novidades, a localização do prédio. “Nós estamos em uma localização privilegiada, de fácil acesso, próximo ao centro comercial da cidade. Isso facilita a rotina dos servidores da casa, como também daqueles que se deslocam de outros bairros ou cidades da jurisdição. Temos também um espaço interno adequado à demanda de cada equipe”. Outra importante novidade é que agora todo o prédio tem acessibilidade.

Há 12 anos na SRE, Linamar Gonçalves de Souza, analista de Educação, conta que viu toda a transição entre o antigo prédio e o novo. Para ela o maior ganho com a mudança vai para a comunidade. “Nós estávamos em um lugar onde não recebíamos a comunidade por conta da localização. Hoje estamos aqui, em pleno centro comercial, que é um ponto de convergência para toda a cidade. Melhorou para nós, melhorou para toda a cidade. Sem falar na qualidade do espaço, que é muito bom.”
A diretora da Escola Estadual Sérgio de Freitas Pacheco, Elisa Carvalho de Souza Silva, é uma das pessoas beneficiadas pela nova localização do órgão. “A mudança da SRE para esse bairro vem para facilitar o nosso acesso. Tem também a questão do estacionamento e até dos ônibus. Tudo facilitou”.
A regional
A Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia conta com nove municípios em sua área de abrangência onde estão localizadas 108 escolas da rede estadual, que atendem a cerca de 76 mil alunos.
O endereço da nova sede da regional é Rua Coronel Severiano, nº 351, no bairro Tabajaras, em Uberlândia.
Investimento nas Superintendências Regionais de Ensino
Para o sistema educacional mineiro ter um bom desempenho não basta o investimento nas escolas. Por isso o setor administrativo também tem recebido investimentos significativos. Desde 2012, algumas SREs ganharam novos espaços, onde seus servidores têm melhores condições de trabalhar pela educação mineira. Entre elas estão Januária, São João del-Rei e Divinópolis.
Onde não era possível construir ou adquirir um prédio, a Secretaria alugou um espaço para a regional, como foi feito na SRE Metropolitana C, em Belo Horizonte.
Segundo Sueli Pires, isso é parte do planejamento do trabalho da Secretaria. “Essa é uma meta de governo dessa gestão: investir na infraestrutura das SREs e também nas escolas. Hoje temos mais de 1,5 mil obras em andamento, inclusive em prédios de sedes de regionais, tanto de construção como de reforma”.