Uma das categorias premia escolas públicas e privadas que desenvolvam experiências com o tema

Educadores que desenvolvam experiências que promovam a cultura dos direitos humanos podem inscrever seus trabalhos na 4ª edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos até 27 de agosto. São quatro categorias, entre elas ‘a Educação em Direitos Humanos na escola, na qual podem se inscrever escolas públicas e privadas da Educação Básica.

Os projetos inscritos deverão abranger as experiências de incorporação da Educação em Direitos Humanos nos projetos políticos-pedagógicos das escolas e ações pedagógicas de Educação em Direitos Humanos protagonizadas em ambiente escolar. As escolas poderão increver iniciativas desenvolvidas isoladamente ou com a participação de outras instituições ou organizações da sociedade civil. as inscrições estão abertas apenas para experiências com data de início anterior a janeiro de 2014 e que estejam em desenvolvimento no momento da inscrição.

As inscrições poderão ser feitas pela internet, no www.educacaoemdireitoshumanos.sdh.gov.br ou pelos correios. Será considerada como data da inscrição a data do envio pela internet ou da postagem indicada pelo carimbo dos Correios na expedição. Confira no regulamento as instruções de envio dos trabalhos. No site também está disponível a ficha de inscrição.

Serão escolhidos dois trabalhos finalistas. O primeiro lugar leva um prêmio de R$ 15 mil e o segundo R$ 5 mil. Os trabalhos das escolas públicas e particulares são avaliados separadamente e cada tipo de escola terá seu primeiro e segundo lugares.

O prêmio

O Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos é uma iniciativa da Organização dos Estados Íbero-americanos para a Educaçao, a Ciência e a Cultura, do Ministério da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com apoio da Fundação SM.

O prêmio tem como objetivo contribuir para a formação de uma cultura que defenda valores, atitudes e práticas sociais que respeitem os direitos dos cidadãos em todos os espaços da sociedade.

O prêmio é bienal e em sua 4ª edição premia em quatro categorias: ‘as Secretarias de Educação na construção da Educação em Direitos Humanos’; ‘a Educação em Direitos humanos na escola’; ‘a formação, a pesquisa e a extensão universitária em Educação em Direitos Humanos’; e ‘a sociedade na Educação em Direitos Humanos’.