Vencedores do ‘Primeiro Concurso de Contos da Juventude’ terão seus textos publicados em livro

Incentivar o fazer literário e a cultura de Minas Gerais. Com esse objetivo, chega o ‘Primeiro Concurso de Contos da Juventude’, que está com inscrições abertas até dia 30 de maio. A iniciativa é uma parceria entre a Academia Mineira de Letras (AML), a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), a Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), a Academia de Letras do Ministério Público de Minas Geais (Alemp), o Projeto “Livro de Graça na Praça” (LGP) e a Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais (IOMG).

Podem participar estudantes regularmente matriculados no ensino médio em escolas públicas ou particulares e que residam nos seguintes municípios ou cidades circunvizinhas: Belo Horizonte, Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha. Para concorrer, o aluno deve ter um texto inédito, escrito em Língua Portuguesa, que deve ter, no máximo, quatro laudas numeradas. Pode ser manuscrito ou, preferencialmente, digitalizado. Neste último caso deve conter quatro mil caracteres com espaço, por lauda. Cada estudante pode concorrer com um texto.

Serão avaliados a criatividade e originalidade na abordagem do tema proposto; a objetividade, clareza e organização das ideias contidas no texto; e a adequação e correção da linguagem utilizada no texto. Serão selecionados 20 textos e o resultado será divulgado nos sites das entidades promotoras do concurso e publicadas no jornal “Minas Gerais” até o dia 30 de julho.

A premiação será a publicação dos contos vencedores em um livro a ser editado pela IOMG e entrega de diploma a cada um dos seus autores, juntamente com vinte exemplares do livro. O livro será distribuído gratuitamente durante o evento Livro de Graça na Praça, que será realizado em Belo Horizonte, em setembro.

Confira o edital completo, que inclui as regras de envio de textos.