Concurso realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado de Educação recebe inscrições até 19 de maio

 Escolas estaduais que desenvolverem no ambiente escolar uma ação pedagógica a partir do tema do Educar para Proteger: “Guarda Responsável: que bicho é esse?” podem se inscrever no ‘I Concurso Educar para Proteger’. A iniciativa é do Ministério Público do Estado de Minas Gerais realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

O objetivo do concurso é promover o desenvolvimento de ações conjuntas que difundam experiências escolares e efetivas, que promovam a reflexão, a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação de um novo sujeito social. As ações pedagógicas inscritas deverão abordar uma das seguintes características: extinção de animais; laboratório e pesquisa; entretenimento; e eventos culturais esportivos. Todas elas voltadas ao respeito aos animais.

O  ‘I Concurso Educar para Proteger’ está com inscrições abertas para escolas até o dia 19 de maio. Crédito: Divulgação

Cada escola poderá concorrer com um projeto. O trabalho deverá conter no máximo dez páginas, incluindo a bibliografia. O texto deverá caracterizar o contexto escolar, indicar como o projeto foi elaborado, informar os resultados alcançados, entre outros. Para auxiliar as escolas no desenvolvimento das ações pedagógicas será disponibilizado um material pedagógico no site da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério Público.

Os trabalhos finais deverão ser encaminhados para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da área de jurisdição da escola até a próxima segunda-feira (19/05). Confira aqui o edital do concurso.

Premiação

Será premiado com um Notebook o trabalho que obtiver a melhor classificação de cada Superintendência Regional de Ensino. Os prêmios serão encaminhados às escolas selecionadas até o primeiro semestre de 2014 e deverão ser utilizados, exclusivamente, para fins pedagógicos, por alunos e professores, em sala de aula, laboratório de informática ou bibliotecas.

As escolas que não forem premiadas serão agraciadas com certificado de Menção Honrosa pela participação no concurso.