Secretária de Estado de Educação foi empossada como vice-presidente do Conselho nesta quarta-feira (07/05)

A secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola tomou posse como vice-presidente do Conselho Científico Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-HidroEX) em cerimônia realizada nesta quarta-feira (07/05). Em seguida, foi realizada a primeira reunião ordinária do conselho. Os eventos foram na sede da Unesco-HidroEX, em Frutal, no triângulo Mineiro.

Esse não é o primeiro contato da secretária com a instituição. “Quando eu era reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o deputado Narcio Rodrigues, hoje secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), levou esse projeto a mim e a Sueli Pires, que era pró-reitora de pós graduação. Nós trabalhamos voluntariamente desde o início acompanhando, dando opinião, lendo textos, enfim, contribuímos para a concepção. Posteriormente, ela e eu dirigimos um instituto da UNESCO para a educação superior na América Latina e no Caribe e nessa condição nós contribuímos também nas negociações que foram feitas para que o HidroEX fosse implantado como um instituto de categoria II da UNESCO”, conta Ana Lúcia Gazzola. Hoje, o HidroEX é uma das 98 institutos e centros do mundo que estão associados à UNESCO através da aprovação da Conferência Geral da organização.

A secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola é vice-presidente do Conselho Científico do HidroEX. Foto: Divulgação Sectes

Em seu pronunciamento, o secretário Narcio Rodrigues destacou a importância da posse do Conselho Científico para a Fundação. “Digo que a vinda de pesquisadores tão qualificados representava com fidelidade o momento em que nosso projeto está ganhando alma”.

O Conselho Científico, que se reunirá ordinariamente uma vez por ano, é o órgão de participação institucionalizada da sociedade na Fundação. Tem como meta preservar a missão institucional da Unesco-HidroEX em todas as suas deliberações e decisões e formular a sua política científica de educação, capacitação e pesquisa aplicada em águas e acompanhar o desenvolvimento das atividades estabelecidas. Formado por nove conselheiros e mais nove suplentes, o Conselho será presidido pelo engenheiro Civil, especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Marcos Airton de Sousa Freitas. Conheça no site do HidroEX, todos os membros do Conselho e o minicurrículo de cada um.

Recursos

No mesmo evento em que o Conselho Científico foi empossado, foi anunciada a liberação de R$ 53 milhões para investimentos em obras de infraestrutura para a conclusão da Cidade das Águas Unesco HidroEX. Iniciativa do Governo de Minas, o HidroEx trata da pesquisa e preservação dos recursos hídricos e tem a responsabilidade de difundir o conceito “Educação para as Águas” em duas regiões estratégicas do Planeta: a América Latina e os países africanos de língua portuguesa.

Com informações da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior