Dois servidores de cada SRE participam do treinamento realizado em Belo Horizonte

94 gestores setoriais e diretores de pessoal das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) se reuniram em Belo Horizonte essa semana para aprenderem sobre a Avaliação de Desempenhos por Competências, forma de avaliar os servidores do governo do Estado que passou a ser utilizada em 2014.

O treinamento, que começou ontem, chegou ao fim na manhã de hoje. “O mais importante aqui é capacitar esses servidores para que eles sejam multiplicadores nas SREs dessa nova metodologia de avaliação. A princípio a capacitação foi muito boa, as pessoas interagiram e parece que deu para repassar esse novo modelo”, afirma a diretora de avaliação de desempenho da Secretaria de Estado de Educação, Aline Bayerl Coelho Torquetti.

São muitas as novidades, mas a gestora setorial da Avaliação de Desempenho da SRE de Pouso Alegre já pode afirmar que a capacitação vai ajudar no trabalho que vem por aí. “É um assunto novo e está sendo bastante esclarecedor. As dúvidas que estão sendo colocadas estão sendo esclarecidas”. Além da teoria, os participantes puderam ainda participar de oficinas e já colocaram em prática o que aprenderam.

Avaliação de Desempenho por Competências

A Avaliação de Desempenho por Competências é uma nova forma de avaliação, feita com base no Perfil de Competências Essenciais definido para os servidores do Estado de Minas Gerais, considerando a estratégia de governo. A Avaliação de Desempenho por Competências é pautada em cinco “competências essenciais” comuns a todos os servidores do Estado, cujo foco é a análise da efetiva contribuição do servidor ao alcance dos resultados institucionais: foco no cliente, foco no resultado, inovação, comprometimento profissional e trabalho em equipe.

Aline destaca que nem todos os servidores serão avaliados a partir do novo método. “Essa avaliação é somente para os servidores do órgão central e das SREs, exceto o analista que atua inspetor escolar, porque ele é lotado na sede da regional mas trabalha com as escolas”. Os Analistas Educacionais/Inspetores Escolares, os diretores de escolas estaduais e os servidores em exercício nas escolas estaduais continuarão sendo avaliados pela metodologia padrão de Avaliação de Desempenho Individual (ADI) ou Avaliação Especial de Desempenho (AED), conforme o caso, estabelecidas na Resolução Conjunta SEPLAG/SEE nº 7.110/2009.