Aproximadamente 150 educadores participam de reuniões com as instituições de ensino superior essa semana

O Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio dá mais um passo em Minas Gerais. Essa semana, durante três dias, os educadores das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e do órgão central da Secretaria de Estado de Educação que atuarão como formadores regionais dentro do Pacto se encontram com as instituições de ensino superior (IES) que são parceiras da Secretaria nessa iniciativa. O Pacto é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério da Educação (MEC).

Nesse encontro, os educadores e IES dão continuidade ao trabalho iniciado no 1º Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e Reinventando o Ensino Médio, realizado em março, e serão estabelecidas estratégias para a formação dos orientadores de estudos, representantes das escolas que levarão o conteúdo do Pacto para os professores.

150 educadores são capacitados essa semana. Foto: Girlaine Figueiró Oliveira / Diretora de Ensino Médio

“Estamos apresentando os seis cadernos do Pacto e fazendo uma junção desse material com o Reinventando o Ensino Médio. Além dos orientadores de estudos, estão participando das reuniões os supervisores das SREs e diretores de escolas e professores convidados, que vieram dar depoimentos aos participantes”, afirma o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Jorge Carlos de Figueiredo.

Os encontros regionais dessa semana são realizados nas próprias universidades e reúnem aproximadamente 150 educadores de 38 SREs. Esses treinamentos acontecem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As demais universidades – a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – estão planejando suas capacitações, que acontecerão em breve.

Os educadores que estão sendo capacitados pela UFMG estão reunidos em Belo Horizonte. A participante Fernanda de Oliveira, analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares que atua como inspetora, acredita que essa mudança de ares é positiva para o treinamento. “Já tivemos contato com o pessoal da UFMG no seminário. Agora, no campus da universidade, eles parecem estar mais familiarizados. Também está bem visível a articulação das equipes das IES com a SEE”, afirma.

O próximo passo será a capacitação dos orientadores de estudos. Fernanda está ansiosa para se encontrar com os aqueles que levarão o Pacto diretamente para as escolas. “Temos as melhores expectativas possíveis e queremos ver as coisas acontecerem. Esse é um momento histórico que vai contribuir para que possamos transformar o ensino médio”.

Formação dos professores

Diferente dos educadores dos outros estados da Federação, os 62 mil professores mineiros terão a formação para o Reinventando o Ensino Médio paralela à formação para o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Deste total, 37 mil terão formação para as áreas dos Conteúdos Básicos Comuns e 25 mil para os conteúdos das áreas de empregabilidade. Todos esses educadores serão capacitados de forma presencial e não presencial.

A formação dos professores será realizada em dois momentos. A primeira fase ocorre neste semestre e terá uma carga horária de 100 horas, sendo 50 horas destinadas à formação para o Pacto e 50 horas para os conteúdos do Reinventando o Ensino Médio. Nessa primeira etapa, os cursistas terão uma formação inicial sobre as diretrizes curriculares nacionais e a concepção do Reinventando o Ensino Médio e as áreas de empregabilidade.

Já a segunda fase ocorrerá no próximo semestre e também terá uma carga horária de 100 horas, sendo 50 horas de formação presencial e 50 horas de formação não presencial. Nesse segundo momento, os professores serão orientados sobre as áreas de conhecimento trabalhadas no ensino médio e os conteúdos das áreas de empregabilidade.