Estão reunidos na sede aproximadamente 90 profissionais
Cerca de 90 especialistas da Superintendência Regional (SRE) de Juiz de Fora estão reunidos hoje para uma capacitação de um dia. O treinamento inclui especialistas das escolas da rede estadual e representantes das secretarias municipais de educação dos 29 municípios que fazem parte da jurisdição.
“Essa é uma oportunidade de reunir os especialistas e trocar experiências. É uma formação continuada que temos que fazer. E só pela programação da manhã já percebemos que nossa meta de trabalho já se ampliou e já foi possível perceber nitidamente os resultados”, afirma a gerente do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) da SRE, Maria do Carmo Marques de Souza.

Para a especialista Andréa Otoni Antunes Sales da Cruz, que atua na Escola Estadual Antonio Carlos, de Juiz de Fora, a experiência está sendo positiva. “É um momento muito rico, precisamos saber as situações que outras escolas passam, que são experiências que podem contribuir com a minha escola e vice versa. É um momento de aprendizagem”.
As escolas da rede municipal também se beneficiam com o encontro. “É uma capacitação muito rica, muito ampla, com uma troca de experiência muito boa. Por andarmos juntos nessa parceria, nosso município melhorou muito o índice no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). Tivemos o melhor resultado da regional”, conta Edilaine da Cunha Martins, especialista que representa o município de Guarará. Segundo ela, o bom resultado no Proalfa veio depois da parceria com a Secretaria através da municipalização do PIP.
O encontro termina na tarde de hoje. Sua programação inclui uma análise da Resolução nº 7.150/1993, que define as atribuições dos especialistas da rede estadual e da Resolução 2.197/2012, que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas escolas estaduais de educação básica do Estado. O Guia do Especialista, o Guia da Educação Especial e o Caderno de Boas Práticas também estão entre os assuntos do encontro.