Alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos podem se inscrever
Estão abertas até 25 de abril as inscrições para o Prêmio Curta Histórias. Podem participar alunos de escolas públicas, que devem produzir um vídeo com até um minuto, sem contar os créditos, com o tema Personalidades Negras. O objetivo do prêmio é incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.
As escolas podem inscrever apenas um grupo de cada categoria. São elas: Ensino Fundamental – anos iniciais; Ensino Fundamental – anos finais; Ensino Médio; e Educação de Jovens e Adultos. Cada grupo pode ser formado por um professor ou educador responsável e até cinco alunos. Os vídeos podem ser gravados com aparelhos celulares ou câmeras domésticas.
As inscrições, gratuitas, são feitas pelas escolas no endereço http://curtahistorias.mec.gov.br até 25 de abril. Além de preencher a ficha disponível no site, os participantes deverão postar o vídeo no Youtube.
Serão selecionados por uma comissão técnica cinco finalistas em cada categoria e, entre eles, serão escolhidos dois de cada uma, um por júri popular e o outro por uma Comissão Julgadora Final, que serão os vencedores. Um total de oito filmes serão premiados em uma cerimônia no Ministério da Educação. Alunos e professores ganharão uma oficina de formação em cinema e com duração de 12 horas. Os alunos ainda levam um smartphone e seus professores um smartphone e uma câmera fotográfica semiprofissional cada um. As escolas também são premiadas com uma cinemateca, um datashow, um aparelho e DVD e uma câmera fotográfica semiprofissional.
Mais informações no site. O regulamento completo está disponível aqui.