Promovido pela BHtrans, iniciativa teve como tema ‘O Trânsito e o Valor da Vida’
Em 2013, os alunos do ensino médio de escolas de Belo Horizonte foram estimulados a criarem vídeos que retratassem ações com foco no comportamento de cada um no trânsito. Promovido pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHtrans), o ‘Concurso de vídeos: O trânsito e o valor da vida’ teve entre seus objetivo incentivar jovens alunos do ensino médio a uma reflexão sobre o comportamento de cada um no trânsito, no contexto da cidade e da sua relação com a qualidade de vida. A premiação dos estudantes que se destacaram no concurso foi realizada esta semana, durante o ‘4º Seminário Municipal de Educação de Trânsito e Cidadania’.
O aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ari da Franca, Éric de Sousa Andrada, conquistou o 3º lugar do concurso. Para se destacar no concurso, o estudante criou uma animação intitulada ‘Vai Brincar?’. “No meu vídeo falei sobre as consequências que brincadeiras no trânsito podem trazer. O resultado pode ser trágico”, afirma Eric. O estudante faturou um prêmio de R$ 1 mil.

Já Bárbara Pereira Fonseca, aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Afonso Neves, conquistou a menção honrosa. A iniciativa retratada pela estudante apresentou um projeto realizado na escola. “Aqui na frente da escola não tem faixa de pedestre. Então montamos um projeto para fazer uma intervenção e fazer a faixa. Contamos com a colaboração dos alunos do ensino fundamental e criamos uma faixa de pedestre com pegadas. Com essa ação criamos o ‘@pesdestres’”, conta Bárbara. O estudante da Escola Estadual Bolivar Tinoco Mineiro, Wericson Alberto Silva, também faturou menção honrosa.
Os vídeos foram avaliados segundo critérios de adequação ao tema, respeito aos limites contidos no regulamento, criatividade e originalidade, ineditismo e relação com os conceitos de cidadania no trânsito.
Imagem de capa:Imagem do vídeo 'Vai brincar?'