Governador Alberto Pinto Coelho nomeou o secretariado na tarde desta segunda-feira

Nesta segunda-feira (07-04), o governador Alberto Pinto Coelho empossou os secretários que atuarão pelos próximos nove meses no Governo de Minas. Foram empossados 17 secretários de Estado, sendo que nove deles foram mantidos em seus cargos. Entre os mantidos, está a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

O governador afirmou que a escolha dos secretários foi técnica e política. “Nós buscamos competência e espírito público onde quer que houvesse. Esses são princípios basilares. É claro que ouvimos também todos os partidos que compõem o nosso amplo ato de aliança , porque também dentro dos partidos existem quadros com formação técnica”.

Ana Lúcia Gazzola continua como secretária de Estado de Educação pelos próximos nove meses. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

A secretária Ana Lúcia Gazzola vê a escolha por mantê-la no cargo como uma forma de aprovar o trabalho que tem sido feito. “Eu acho que nossa permanência é uma avaliação positiva do trabalho coletivo que foi feito, e por isso o governador Alberto deseja que nós continuemos para dar sequência e com novos desafios também”.

Em seu discurso, o governador destacou o trabalho realizado pela Secretaria de Educação nos últimos anos, como os resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a municipalização do Programa de Intervenção Pedagógica. “Temos o compromisso com a educação básica do nosso Estado. Ser a primeira no País no reconhecimento do Ideb, avançar cada vez mais no ensino médio. Enfim, em toda essa atuação que perpassa por 3.700 escolas da rede estadual. Agora, também com o Programa de Intervenção Pedagógica ampliando a atuação para as escolas municipais do nosso Estado”.

E é esse trabalho que motiva a dar continuidade do que tem sido feito, segundo a secretária. “Isso nos inspira a trabalhar mais nesses nove meses para completar o ciclo do governo, agora sob o comando do governador Alberto Pinto Coelho e principalmente com a equipe maravilhosa que temos, tanto no Órgão Central como nas 47 superintendências e em toda a rede”.

Balanço

Desde 2011, quando Ana Lúcia Gazzola tomou posso como Secretária de Estado de Educação, várias medidas contribuíram para o avanço da educação em Minas. Entre eles, está o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). Criado em 2007 a partir de um conceito que leva o analista educacional a atuar de forma integrada com as escolas, o programa, que atuava com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, foi expandido para os anos finais do mesmo nível de ensino a partir de 2012. Só em 2013, os analistas educacionais do PIP realizaram 80.475 visitas a escolas estaduais. Também foram realizados 641 eventos de capacitação em todo o estado, beneficiando mais de 93 mil professores e especialistas do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Em 2013, a metodologia do PIP chegou às redes municipais. A partir de uma parceria com as prefeituras, a iniciativa que já era desenvolvida na rede estadual chegou às escolas municipais que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental. O PIP Municipal beneficia mais de 835 mil estudantes de 6,5 mil escolas municipais.

Já o ensino médio foi beneficiado por outro programa, o Reinventando o Ensino Médio, que busca tornar o currículo mais completo e atrativo, além de gerar competências e habilidade focadas na empregabilidade, e, dessa forma, diminuir a evasão. O Reinventando o Ensino Médio começou em 2012, sendo ofertado em 11 escolas estaduais da região norte de Belo Horizonte. Em 2013, o projeto foi ampliado e atingiu 133 escolas da rede estadual de ensino em todo o estado. Esse ano, ele foi universalizado atingindo as mais de 2,2 mil escolas da rede estadual que ofertam o ensino médio.

As ações buscam aumentar a qualidade, mas os resultados do trabalho dos últimos anos na Educação são evidentes. Um exemplo são os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o último Ideb, a rede estadual de Minas tem os melhores anos iniciais do ensino fundamental entre todos os estados brasileiros e nos demais níveis (anos finais e ensino médio) também está entre os melhores.

Outro exemplo são os resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Na 9ª edição da competição, os alunos mineiros mostraram que são os melhores do Brasil. Pela sétima vez consecutiva, Minas Gerais conquistou o maior número de ouros e também o 1º lugar no ranking total de medalhas. De acordo com o site da Obmep, foram 148 ouros conquistados, 253 pratas e 1.199 bronzes. Um total de 1.600 medalhas. Das medalhas conquistadas por Minas Gerais na Obmep, a maior parte delas é de estudantes da rede estadual de ensino. Os alunos de escolas estaduais conquistaram 1.164 medalhas, sendo 105 de ouro, 159 de prata e outras 899 de bronze. Um total de 72,5% das medalhas mineiras.