Momento de bate papo é feito com edição especial do “Roda de Conversa” que conta com a participação dos consultores do Reinventando o Ensino Médio

Em uma semana de palestras e oficinas, os educadores das 133 escolas estaduais que participaram da fase piloto do Reinventando o Ensino Médio também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre questões que permeiam o dia a dia das escolas. Durante o encontro, os professores gravaram relatos de experiências e perguntas, que serão respondidas pelos consultores durante o ‘Roda de Conversa’.

Vicentina Aparecida Nunes Coelho é coordenadora do Reinventando o Ensino Médio da Escola Estadual São João Batista, no município de Itamarandiba. A educadora apresentou durante a capacitação as boas práticas que vem desenvolvendo na escola onde atua. “Desenvolvemos vários projetos e todos integraram escola e comunidade”. Vicentina também ressaltou a importância do encontro no sentido de proporcionar a troca de experiências entre os educadores. “Eu acho que a participação em uma iniciativa como essa contribui demais com o nosso aprendizado. Aprendemos com os colegas e eles também têm a oportunidade de aprender com a gente”, afirma.

Consultores das áreas de empregabilidade e educadores da rede estadual debatem durante o "Roda de Conversa". Crédito: Geanine Nogueira / ACS SEE

 

Já o coordenador do Reinventando o Ensino Médio da Escola Estadual de Itaúna, no município de mesmo nome, ressalta a importância da troca de experiência com consultores para a melhoria da sua prática em sala de aula. “O Reinventando começou na nossa escola no ano passado e tivemos que buscar e criar conteúdos para aprimorar o trabalho. Como sou professor de Arte resolvemos trabalhar os conteúdos em cima dessa experiência. Com isso, fizemos oficinas de artes plásticas, teatro, entre outros. Nesse encontro, tive a oportunidade de discutir com os consultores as práticas que estou desenvolvendo e isso foi muito bom”, conclui.

Mosaico de Práticas – Roda de Conversa

As dúvidas dos educadores foram respondidas pelos consultores das áreas de empregabilidade: Maria Beatriz Almeida Sathler Bretas – Professora e pesquisadora do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e consultora da área de Comunicação Aplicada; Antônio Mendes Ribeiro – Departamento de Ciência da Computação da UFMG e consultor da área de Tecnologia da Informação; Allaoua Saadi – Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG e consultor da área de Turismo; Ivan Beck Ckagnazaroff – Professor associado do Departamento de Ciências Administrativas e do Cepead da UFMG e consultor da área de Empreendedorismo e Gestão; Glaúcia Aparecida Vieira - Mestranda em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da UFMG e consultora da área de Estudos Avançados: Linguagens; e Arjuna C. Panzera – Faculdade de Educação da UFMG e consultora da área de empregabilidade de Estudos Avançados: Ciências .

O Roda de Conversa contou também com a participação da diretora da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Ângela Dalben; e da Pedagoga da Rede de Desenvolvimento de práticas Educativas e do Ensino Superior da UFMG, Rafaela Esteves Godinho Leal. A iniciativa teve mediação da jornalista da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação, Zirlene Lemos.

O Encontro

Intitulado ‘Um olhar sobre a prática’, o encontro, que é organizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, contou com a participação de cerca 1.200 professores do 2º e 3º ano, que atuam nas áreas de empregabilidade das 133 escolas estaduais que participaram da fase piloto do Reinventando o Ensino Médio.

Entre palestras e oficinas, os educadores tiveram a oportunidade de ter um contato mais próximo com os consultores do Reinventando o Ensino Médio, o que segundo a diretora da Magistra, Ângela Dalben, era um dos objetivos do encontro. “A proposta metodológica do evento, envolve uma centralidade na troca das experiências, na troca das práticas e a possibilidade de um contato presencial com os consultores. Acho que durante o evento conseguimos alcançar o nosso objetivo. As observações que estamos escutando nos corredores são as melhores possíveis. Os consultores também estão sentindo que houve um amadurecimento muito grande por parte dos professores no transito das áreas. Inclusive na busca e pesquisa de materiais e objetos de aprendizagem dentro da própria área”, ressalta Ângela.

Ainda com foco no estímulo à prática pedagógica, quem também marcou presença nesta quinta-feira foi a coordenadora pedagógica da “Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro”, Maria Aparecida Laginistra. A competição está com inscrições abertas até o dia 30 de abril de 2014.

Reinventando o Ensino Médio

A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação é voltada para os alunos do ensino médio e tem entre seus objetivos tornar o currículo mais completo e atrativo, além de gerar competências e habilidade focadas na empregabilidade. O Reinventando o Ensino Médio começou em 2012, sendo ofertado em 11 escolas estaduais da região norte de Belo Horizonte. Em 2013, o projeto foi ampliado e atingiu 133 escolas da rede estadual de ensino em todo o estado. Esse ano, ele foi universalizado atingindo as mais de 2,2 mil escolas da rede estadual que ofertam o ensino médio.