Programa vai ao ar neste sábado, às 10h30, pela Rede Minas
O Roda de Conversa que vai ao ar neste sábado (29/03) veiculado pela Rede Minas às 10h30 da manhã, traz ao centro das discussões os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A formação dos profissionais que trabalham na área, o respeito às especificidades da modalidade de ensino, as políticas específicas vigentes para a EJA e ainda e contexto social e cultural dos alunos estão entre os temas que irão permear o debate com especialistas.
Participam do debate Geraldo Leôncio Soares, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Jane Paiva, professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Maria Clara di Pierro, professora da Universidade de São Paulo e especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A EJA, que atende pessoas acima de 15 anos, que por algum motivo, não conseguiram completar o ensino fundamental ou médio, passou por muitas mudanças, com algumas conquistas na legislação nos últimos anos. Porém segundo os especialistas ainda é difícil fugir do senso comum de que essa modalidade de ensino está relegada ao segundo plano. “Na EJA ainda há que superar o preconceito, a discriminação, há quem veja essa modalidade de ensino como de menor valor, de menor prestigio e cria um círculo vicioso, com alguns professores que não criam vínculos com a EJA que lhe permitam amadurecer e refletir sobre sua prática mas pegam essas aulas só para completar carga horária”, opina - Maria Clara di Pierro.
Jane Paiva compartilha da mesma opinião e acrescenta que “não são só os alunos ou professores, mas quem está na universidade e atua na área do ensino da EJA também sofre essa mesma discriminação”. Paiva compartilha ainda que “esse modelo vem da década de 70, do tempo da ditadura militar e pouco mudou”, pontua.
Os especialistas são unânimes ao afirmarem que a única forma de melhorar os indicadores da EJA é respeitar as especificidades desse público, como defende o professor Geraldo Leôncio Soares. “Alunos da EJA não podem ser tratados como crianças crescidas, a fala deles nos ajuda a perceber quais características trazem de sua própria vida e quais expectativas jogam para as escolas. Eles também sinalizam as demandas de que necessitam”, garante.
O programa mostra ainda o perfil da gestão, dos alunos e estratégias de ensino de dois Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC´s) de Justinópolis e do Conjunto Habitacional Caieiras, em Vespasiano.
No Cesec Caieiras é possível conhecer o ambiente virtual disponível no http://www.ceseccaieiras.com.br/home cujo objetivo é ampliar e intensificar a comunicação da comunidade escolar, além de oferecer acesso ao estudante por meio das salas virtuais de cada disciplina.
Já em Justinópolis, com cerca de 900 alunos cuja idade varia entre 18 e 80 anos, o foco é na diversidade de histórias e desafios para não abandonarem os estudos.
Acompanhe o Roda de Conversa
Todos os programas estão disponíveis no canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação e no canal da Magistra. Também são veiculados pelo Canal Minas Saúde na segunda-feira, em dois horários, às 11h30 e 17h30 com reprises às quartas, em dois horários, às 11h30 e às 18h.
Quem quiser enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas pode participar pelo e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.
Idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, o programa é uma parceria com a Rede Minas de Televisão.