Posse dos membros eleitos nesta terça-feira será realizada 31 de março

Um momento dedicado a escolher os representantes da comunidade escolar que irão auxiliar na tomada de decisões referentes à escola. É assim a eleição para a escolha dos membros dos Colegiados Escolares, que acontece nesta terça-feira (25-03) nas escolas da rede estadual de ensino. Cerca de 40 mil membros, entre titulares e suplentes, serão eleitos para os Colegiados Escolares. A posse dos membros eleitos nesta terça-feira será realizada 31 de março.

Os Colegiados Escolares são órgãos representativos da comunidade escolar que possuem funções que compreendem às diretrizes pedagógicas, administrativas e financeiras referentes ao projeto pedagógico da escola. Além da análise de questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentação de sugestões para solução de problemas.

Eleições foram realizadas em todas as escolas estaduais. Foto da Escola Estadual Deiró Eunápio Borges

O colegiado é composto por representantes dos seguintes segmentos: professores e especialistas da educação básica e demais servidores da escola, além de representantes da comunidade atendida pela escola, como aluno regularmente matriculado e frequente no ensino médio ou estudante de qualquer nível de ensino com idade igual ou superior a 14 anos. Também podem participar pais ou responsáveis por alunos menores de 14 anos.

Na Escola Estadual Deiró Eunápio Borges, em Patos de Minas, o maior número de inscrições para participar das eleições foi do segmento pais. Segundo a diretora da escola, Fátima de Lourdes Faria Braga, a comunidade sempre foi muito atuante nas ações da escola e o alto número de participação também se deve a divulgação. “Fizemos muitos cartazes e espalhamos pela escola. Foi muito divulgado para a comunidade e fizemos um trabalho amplo. O nosso colegiado sempre buscou colaborar muito com a escola e tenho certeza que o que será eleito hoje também será”, conta.

Cerca de 40 mil membros, entre titulares e suplentes, serão eleitos para os Colegiados Escolares. Foto da Escola Estadual São José

A diretora da Escola Estadual São José, em São Sebastião do Paraíso, Maria Aparecida Santos Cau, ressalta a importância do Colegiado para a escola.  “É uma parceria muito boa, porque para que se faça uma gestão colegiada todos os órgãos têm que fazer sua parte. O Colegiado viabiliza que a escola trace suas metas de acordo com o que a comunidade precisa e também auxilia na parte financeira. Ele é o nosso contato direto com a comunidade”, ressalta.

Os membros do colegiado escolar, titulares e suplentes, são escolhidos pela comunidade escolar, para exercerem mandato de dois anos, mediante processo de eleição. A eleição é feita por segmento, ou seja, alunos votam em alunos, professores em professores e assim por diante. A votação é secreta e feita em urnas. Vencem a eleição os candidatos mais votados. O número de membros do órgão está relacionado ao número de alunos da escola.